O Que Comer Antes e Depois do Treino – Para Hipertensos
Está sem tempo de ler? Ouça no player abaixo.
O que comer antes e depois do treino? Existe sempre receio, para quem sofre de hipertensão, sobre o que podem ou não ingerir. Obviamente, a dúvida surgiria, também, ao falar do pré e pós-treino.
Tanto no pré-treino, com a ingestão de alimentos energéticos, quanto nos pós, com as proteínas, são abundantes as substâncias maléficas para hipertensos. Fica a dúvida, portanto, se é possível aliar as duas coisas.
Aqui, serão listados alguns alimentos que podem contribuir para o seu treino sem agredirem a pressão arterial. Também daremos algumas dicas sobre o que evitar na hora de escolher o que comer antes e depois do treino.
Que tipos de alimentos estamos buscando?
As necessidades do pré e do pós-treino são muito diferentes. No pré-treino, a busca é por alimentos energéticos, que ajudem a manter o “pique” do atleta. Já no pós-treino, busca-se proteínas e nutrientes perdidos.
Porém, hipertensos tem algumas necessidades especiais, e mesmo salgados fitness são prejudiciais, pelo alto nível de sódio. Sendo assim, é necessário apontar alternativas para não prejudicar a saúde do indivíduo.
Quais alimentos consumir no pré-treino?
-
Canela e chá verde
Um bom chá de canela ou chá verde é uma ótima opção para consumir no pré-treino, pois são termogênicos naturais. Termogênicos são alimentos que fazem seu corpo produzir mais calor – ótimos para queimar gordura e aumentar o rendimento do treino.
-
Batata-doce e outros tubérculos
Tubérculos no geral são carboidratos complexos, que ajudam muito na sensação de saciedade de uma refeição. São uma ótima pedida para consumir no pré e no pós-treino, pois eles mantêm a sensação de saciedade.
-
Sucos naturais
Sucos de fruta naturais são uma ótima pedida no pré-treino de quem tem pressão alta. Além de ricos em frutose – que ajuda na reposição energética, frutas como a laranja ajudam no combate à hipertensão, pelo alto índice vitamínico.
Quais alimentos evitar no pré-treino?
-
Alimentos ricos em cafeína
Café preto, energéticos e até mesmo alguns chás possuem um alto nível de cafeína. Apesar da substância ser benéfica para o pré-treino em indivíduos saudáveis, ela aumenta a pressão arterial, portanto, deve ser evitada.
-
Açaí
Muito popular nas academias do Brasil, a polpa da fruta em si não é prejudicial à pressão. Porém, o açaí industrializado é rico em sódio e açúcares, que aumentam a pressão arterial.
Além disso, é muito comum a adição de guaraná em bebidas sabor açaí. A fruta é rica em cafeína, e, portanto, muito prejudicial para hipertensos.
Quais alimentos consumir no pós-treino?
-
Banana e iogurte
A fruta que é símbolo nacional é também uma ótima pedida no pós-treino. A banana é rica em potássio, elemento que tanto auxilia na recuperação muscular quanto ajuda na regulação do sistema cardiovascular.
O iogurte é uma ótima adição por vários motivos. Primeiramente, é rico em proteínas – principais responsáveis na reconstrução do músculo. Ainda, os probióticos presentes nele ajudam na regulação da pressão arterial, além de combinar muito!
-
Carnes magras e batata-doce
Batata-doce e frango é um clássico das academias, mas pouca gente sabe o porquê. Carnes magras, como frango e peixe, ajudam na reposição de proteínas, enquanto o carboidrato na batata-doce auxilia nesse transporte.
Quais alimentos evitar no pós-treino?
-
Carne vermelha
Apesar de muito gostoso e de alto índice proteico, a carne vermelha possui muita gordura, cuja absorção pelo organismo é lenta. Além disso, aumenta muito a pressão arterial, sendo não recomendada para hipertensos.
Essas foram apenas algumas dicas sobre o que comer antes e depois do treino. É sempre bom, antes de montar sua dieta definitiva, consultar seu médico, pois alguns alimentos podem interferir no tratamento com remédios.