Muay Thai: Dicas Para os Iniciantes
O treinamento Muay Thai para iniciantes, começa do básico, e vai dificultando conforme o desenvolvimento do aluno. Mas isso não impede de o aluno sair do seu primeiro dia de aula cansado e suado, vai depender do seu preparo físico ou não está acostumado a fazer esse tipo de exercício.
Surgida na Tailândia, o Muay Thai é considerado uma atividade intensa, pois a pessoa é capaz de perder cerca de 500 calorias em apenas 1 hora de aula. Mas vale lembrar, que para os iniciantes não podem passar dos limites, pois o professor não conhece suas dificuldades e limites, mas, com o passar das aulas, o mestre vai poder direcionar para um treino mais específico.
Vantagens de fazer Muay Thai
Praticar a luta Muay Thai traz diversos benefícios para saúde física e mental, como aprimorar a coordenação motora, ter um autocontrole, consegue obter uma disciplina com o seu corpo, facilidade de controlar o estresse e a ansiedade, além disso, ganha longevidade para ter uma vida plena e mais saudável de forma divertida e promissora.
O que mais ganha fazendo Muay Thai?
As atividades que envolvem artes marciais, oferecerem excelentes resultados, ganhando resistência, ou seja, capacidade respiratória, resistência cardiovascular, força e um corpo mais atraente.
Além da resistência, traz flexibilidade, adquirindo segurança e conforto para praticar as demais tarefas do dia-a-dia. Também, a pessoa ganha mais agilidade, pois o indivíduo é obrigado a raciocinar mais e analisar os golpes, contudo, oferece capacidade para auto defesa e ataque.
Bom, já que aprendeu quais são os benefícios, confira essas dicas incríveis:
-
Perfil do Aluno
Por ser um esporte versátil, inclui todo tipo de perfil, pessoa de qualquer idade e não precisa ter um corpo “perfeito”, obviamente, precisa estar apto para praticar as atividades e se possível consultar um médico. Aos poucos do treinamento, o seu corpo e sua musculação estarão pegando o ritmo.
-
O início é mais desafiador
Como todo treinamento físico, exige muita prática e dedicação. Você não irá logo de início torna-se um grande lutador das artes marciais, mas talvez já tenha praticado algo semelhante do Muay Thai. No início das aulas, os movimentos de socos, chutes, joelhadas e outras técnicas aplicadas, podem não ser tão boa como você imaginava, haverá alguns erros de habilidades. Mas mantenha a calma, pois com o tempo vai conseguir executar com maior precisão e garantir que seja um ótimo lutador.
-
Comece a assistir lutas
É importante assistir algumas lutas, pois, você aprenderá técnicas que ajudará no seu empenho. Fale com o seu professor sobre lutadores conhecidos, pesquise, assista aos vídeos e troque ideias com o mestre e colegas, dessa forma, irá proporcionar mais conhecimento e confiança.
-
Não precisa lutar
Não há necessidade de praticar Muay Thai apenas para lutar em campeonatos e com os colegas. Este treinamento pode ser feito também para melhorar sua saúde física e mental, ou até mesmo é uma atividade física que você se atraiu e quer praticar como forma de passatempo.
-
Respira, mas não pira
A respiração é um fator fundamental para quem estiver em pleno sparring. Seja quando alguém for golpear você, quando estiver segurando as almofadas, não é obrigado dar gritos se não quiser, mas, se concentre na respiração e flexione firmemente na sua parede abdominal.
Vale a pena praticar Muay Thai?
Atualmente, cresce a procura pela prática de artes marciais, sendo umas delas o Muay Thai, pois proporciona bem-estar e satisfação pessoal. Apesar de parecer uma atividade agressiva, vai muito além de dar uns golpes no seu parceiro (a), envolve a amizade, respeito e solidariedade. Deste modo, faça amizade e procure buscar e compartilhar conhecimentos e técnicas que irão melhorar seja para competir ou apenas para ter uma boa qualidade de vida.