Você sabe qual a influência da música durante o seu treino?
Hora de preparar sua lista fitness: uma garrafa de água, uma toalha, o tênis certo e principalmente fones de ouvido. Ou você diria que não é daquelas pessoas que só treinam com música?
Porque se você não consegue viver sem uma playlist na academia, saiba que não está sozinho. Uma pesquisa descobriu que dois terços das pessoas pararam de treinar ou parariam de treinar completamente se não usassem fones de ouvido. Dito isto, se alguém esquecer sua garrafa de água, ainda poderá se exercitar, mas se esquecer os fones de ouvido, poderá até se virar e ir para casa.
Qual o papel da música no exercício físico?
A música durante a atividade física age de forma a capturar a atenção do praticante e, em conseqüência, desviar a atenção à fadiga e cansaço durante o exercício.
Qual a influência da música no esporte?
Através dos estudos apresentados pode-se inferir que a música tem um efeito benéfico durante a atividade física. Seu ritmo influência a capacidade de atenção, aumenta a motivação durante a prática das atividades, elimina os sintomas de fadiga, reduz o estresse e contribui para melhora da saúde pública.
Que tipo de música ouvir na academia?
Músicas animadas podem reduzir a percepção de dificuldade do exercício físico, especialmente aqueles mais intensos, como o HIIT (high intensity interval trainning, ou exercício de alta intensidade intervalado).
Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!
Escutar música na hora do treino traz ótimos efeitos, confira:
Aumenta o desempenho atlético
Um estudo da Universidade de Toronto examinou 34 pacientes, dividindo-os em grupos com ou sem música durante o treino.
Enquanto o grupo de ouvintes de música não sentiu que estava consumindo mais energia do que o normal, seus treinos aumentaram em resistência, intensidade e duração em comparação com o outro grupo.
Distrai da dor
Em um estudo do The Social and Applied Psychology of Music, os pesquisadores sugerem que a música distrai da dor que você sente durante o exercício por meio de estímulos concorrentes, o que significa que tanto a música quanto a dor do exercício está competindo por sua atenção.
É mais fácil ignorar a dor quando você está distraído com a música.
Reduz a fadiga
Ouvir música durante o treino pode reduzir a fadiga física. Um estudo de 2010 descobriu que a música pode não apenas aumentar sua capacidade de trabalhar, mas também retardar a sensação de fadiga.
Conheça a academia Pratique Fitness!
Aumenta o metabolismo
O seu corpo tem uma forma natural de se sincronizar com a batida da música. Quanto mais rápida e enérgica a música, mais provável será o seu ritmo. A música estimula a parte do cérebro que controla o movimento, auxiliando seu corpo a completar movimentos repetitivos com mais eficácia.
Melhora o humor
Um dos melhores benefícios da música, não apenas no momento do treino, é que melhora o humor. Ouvir música libera hormônios do bem-estar no corpo e reduz os hormônios do estresse.
Como o exercício também melhora o humor e tem o mesmo efeito sobre os hormônios, exercitar-se ouvindo música é uma excelente maneira de aumentar esses resultados.
Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!