Conheça os benefícios da hidroginástica

2
4317

Você sabia que a hidroginástica é uma das atividades físicas mais democráticas que existe? Isso porque ela pode ser feita por crianças, jovens, adultos e idosos. É um exercício relativamente leve de fazer e refrescante, pois, é feito dentro da água. Neste post você irá conhecer os benefícios da hidroginástica. Confira!

Benefícios da hidroginástica

A hidroginástica chegou no Brasil por volta da década de 1970. A princípio, era muito utilizada na recuperação de pessoas lesionadas em esporte ou durante exercícios físicos. Mais tarde, nos anos de 1980, ela começou a ser usada como atividade física. Uma aula dura, em média, entre 45 e 60 minutos e queima entre 450 e 600 calorias, podendo ser realizada de 1 a 3 vezes por semana.

Os benefícios da hidroginástica são muitos, confira:

– Fortalece a musculatura;

– Melhora a respiração;

– Gera relaxamento muscular;

– Aumenta a flexibilidade do corpo;

– Combate doenças crônicas (artrite, osteoartrite, etc);

– Ajuda no emagrecimento;

– Diminui o percentual de gordura corporal;

– Intensifica a recuperação de lesões;

– Atua no melhoramento e condicionamento cardiovascular;

– Melhora a coordenação motora;

– Combate o stress;

– Melhora a qualidade de vida;

– Tonifica os músculos;

– Contribui na circulação sanguínea, dentre outros.

Qualquer pessoa pode obter esses benefícios da hidroginástica. É muito importante manter a periodicidade nas aulas. Dessa maneira os resultados serão visíveis mais rapidamente.

Benefícios específicos

Os benefícios da hidroginástica também favorecem algumas pessoas especificamente. Dentre elas estão as mulheres no período de gestação, terceira idade e portadores de necessidade especiais.

Benefícios da hidroginástica para grávidas

Como dito anteriormente, os exercícios da hidroginástica são feitos dentro da água. Com isso, o peso corporal diminui, aliviando os esforços e a sobrecarga da mãe. Ela alivia os impactos na coluna, nas articulações e ajuda no retorno venoso. Mesmo com todos os benefícios, é importante que a gestante consulte um médico antes de iniciar as atividades.

Benefícios da hidroginástica na terceira idade

A hidroginástica é uma das atividades físicas mais praticada entre as pessoas da terceira idade. Mesmo as pessoas que nunca praticaram exercícios durante a vida, podem fazer as aulas. Como nessa idade muitas pessoas possuem fragilidade óssea e redução muscular, as aulas auxiliam bastante no fortalecimento.

Benefícios da hidroginástica para Portadores de Necessidades Especiais

Os portadores de necessidades especiais também ganham diversos benefícios praticando a hidroginástica. Ela contribui para o desenvolvimento da coordenação motora e também para o fortalecimento dos músculos. Como cada aluno possui necessidades diferenciadas, as aulas podem ser adaptadas de acordo com eles. Nesses casos, a hidroginástica melhora a autoconfiança, independência pessoal, a vida social e diminui complexos de inferioridade.

Cuidados com a hidroginástica

Assim como todo exercício físico, a hidroginástica também possui alguns cuidados. Faça uma avaliação médica antes de iniciar as aulas. Evite entrar na água após refeições pesadas e beba bastante líquido. É necessário se manter hidratado mesmo quando a atividade é feita dentro da piscina. Busque por locais que oferecem qualidade de infraestrutura e equipe. Profissionais qualificados auxiliam bastante na obtenção de resultados.

Esses são alguns benefícios da hidroginástica. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto. Deixe o seu comentário!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here