Tudo sobre treino de taekwondo faixa branca

As artes marciais são atividades milenares e muito possivelmente foram as primeiras lutas a terem, de fato, regras sofisticadas para embalar um combate. Mesmo sendo muito antigas o desejo das pessoas, principalmente de crianças e adolescentes, nesse tipo de atividade não cessou. A luta veio se aprimorando e um leque de possibilidades se abriu para esse mundo. Se você quer descobrir uma luta nova, conheça tudo sobre o treino de taekwondo faixa branca.

Conheça mais sobre o taekwondo

Antes de falarmos sobre o treino de taekwondo na faixa branca, vamos conhecer um pouco mais dessa arte marcial.

O taekwondo vai muito além de uma luta marcial, sendo envolvido em seus fundamentos muita filosofia. “Caminhos dos pés e das mãos através da mente”, essa é a definição do termo na sua língua natal.

Essa luta foi criada em 1955, pelo geral Choi Hong Hi da Coreia do Sul, mas só chegou no Brasil na década de 70, pelo mestre Sang Min Cho.

Apenas nos anos 2000 que essa arte marcial se tornou um esporte oficial dos Jogos Olímpicos e nessa ocasião os jogos foram realizados em Sidney – Austrália. Antigamente, começando em 1988, o taekwondo era apenas um esporte de exibição nos eventos.

Conceitos do taekwondo

No Taekwondo a evolução do aluno se dá ao avanço dos níveis técnicos, sendo estes reconhecidos pela faixa colorida na cintura, as chamadas Geups. Assim como no Karatê – uma arte marcial muito famosa no Brasil e no mundo – a faixa branca é o primeiro estágio.

Conheça as regras principais do Taekwondo:

  • Não é permitido agarrar, bater no adversário no rosto (com socos, por exemplo), direcionar os golpes abaixo da cintura ou empurrar o oponente.
  • Para que a luta termine antes do tempo é preciso que algum oponente nocauteie o outro, ou seja, o adversário fica sem condições de continuar a luta de Taekwondo.
  • Caso não haja nocaute, a luta acaba com o final do tempo e ganha o adversário que tiver mais pontos. Os pontos são perdidos quando há violações nas regras, como, por exemplo, bater na cara do oponente.
  • A luta entre oponentes de faixas coloridas dura três minutos e dois a três rounds podem ser realizados. Entre lutadores de faixa preta a luta também tem três minutos, mas sempre serão de três rounds.

Treino de taekwondo faixa branca

A faixa branca é a primeira faixa do treino de taekwondo, sendo destinado aos alunos sem experiência. Por isso o treino é mais leve, com movimentos de base para que o novo aluno comece a se familiarizar com as técnicas.

Alguns movimentos básicos de chutes, ataques e defesas – com as mãos ou não – não faltam nos treinos de iniciantes.

Os chutes (Balkisul) têm 4 movimentos básicos: o Ap Tchagui, Na Tchagui, Bakat Tchagui e Bakat Tchagui. Eles são realizados da seguinte maneira: Chute frontal com a sola do pé reta, semicírculo de fora para dentro com a perna estendida, movimento anterior no sentido contrário (de dentro para fora) e chute alto com perna estendida.

Esses foram apenas alguns movimentos do treino da faixa branca do Taekwondo, mas já é possível analisar que eles não são muito complexos.

Fica por responsabilidade do aluno treiná-los até que realize os movimentos de forma rápida e precisa, mostrando ao mestre que o aprendizado foi realmente passado e absorvido, possibilitando o ingresso na próxima faixa.

Um treino detalhado de faixa branca no taekwondo pode ser passado por um mestre dessa arte marcial, que além de dar os melhores tipos de instrução, irá assegurar que tudo seja feito de uma maneira segura.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password