HomeAcademiaTaekwondo - Defesa pessoal

Taekwondo – Defesa pessoal

A arte marcial do Taekwondo é datada com mais de dois mil anos. No entanto, seu conteúdo físico e espiritual nunca foi tão vigorosamente procurado e praticado como é agora. Entenda mais sobre a defesa pessoal Taekwondo.

O Taekwondo é considerado a arte marcial de autodefesa mais antiga do mundo e foi desenvolvida exclusivamente na Coréia.

Foi registrado pela primeira vez na dinastia Koguryo, fundada em 37 aC, cujo vasto território incluía a península coreana ao norte do rio Han e o território da Manchúria na China. Saiba mais sobre essa prática.

O que saber sobre a defesa pessoal Taekwondo?

O Taekwondo é um esporte que responde às necessidades de sobrevivência de uma maneira poderosa e racional e mantém, também, um sistema ordenado uniformemente relacionado às esferas interna e externa do ser humano.

– O imenso poder do Taekwondo deriva diretamente do uso científico dos sistemas do corpo. Seu poder é tão formidável que vários tijolos, telhas ou tábuas de madeira podem ser quebrados apenas com as mãos ou os punhos.

– O Taekwondo emprega quase todas as partes do corpo em movimentos defensivos e ofensivos. Suas técnicas compreendem unidades combinadas para máxima eficiência no combate livre.

– Essas unidades de prática são treinadas em posturas, socos, chutes, golpes, bloqueios, combinações desses movimentos em padrões formais, ataques pré-arranjados e contra-ataques, e muito mais.

Taekwondo como defesa pessoal – princípios

As aulas de defesa pessoal Taekwondo são projetadas para melhorar a autoimagem, autoconfiança, auto respeito, condicionamento cardiovascular, estabelecimento de objetivos, realizações e bons hábitos gerais.

Esses bons hábitos incluem um bom desempenho acadêmico, bem como conquista física e alguns princípios, que são:

  • Cortesia – Ser atencioso com os outros. Os alunos e instrutores de defesa pessoal Taekwondo devem ser educados e mostrar consideração pelos outros.
  • Integridade – ser honesto e bom. Os praticantes do Taekwondo devem viver de acordo com um código de valores e princípios morais.
  • Perseverança – Nunca desistir na busca de seus objetivos. Os alunos devem receber desafios, pois são os desafios nos levam a crescer e melhorar.
  • Autocontrole – Ter controle de seu corpo e mente. Um estudante de Taekwondo deve praticar o controle de suas ações e reações.
  • Espírito Indomável – Ter coragem diante da adversidade. Um estudante de Taekwondo nunca deve ser dominado ou ter seu espírito quebrado por outro.

Além disso, é buscado que a prática de defesa pessoal Taekwondo encare os treinamentos sempre com uma atitude positiva e nunca baseada na violência.

Benefícios da defesa pessoal Taekwondo

Existem benefícios a serem esperados da defesa pessoal Taekwondo? A maioria das pessoas começa a praticar artes marciais para entrar em forma ou aprender apenas a autodefesa. No entanto, há muitas outras vantagens, como:

  • Maior autoconfiança e autodisciplina;
  • Melhor flexibilidade, coordenação, equilíbrio e resistência;
  • Memória e concentração melhoradas;
  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Melhoria dos relacionamentos pessoais através do aumento da autoconsciência;
  • Melhor capacidade de aceitar desafios e adversidades com uma sensação de calma.

O Taekwondo é considerado uma arte marcial à distância e é totalmente voltado para a autodefesa. Obtenha seus benefícios hoje mesmo contando com a Academia Pratique!

Conclusão

Sabendo mais sobre a defesa pessoal Taekwondo, através da análise de suas perspectivas, valores e benefícios, se torna muito mais fácil investir nessa prática na hora de harmonizar e cuidar simultaneamente do corpo e da mente.

A defesa pessoal Taekwondo possui uma longa e bela história que permite que sua prática seja historicamente fundamentada e benéfica para todas as idades.

Por isso, não perca tempo e conheça as opções de defesa pessoal Taekwondo da Academia Pratique, sabendo mais sobre essa arte em nossos outros posts do blog! Bom treinamento!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS