A arte marcial do Taekwondo é datada com mais de dois mil anos. No entanto, seu conteúdo físico e espiritual nunca foi tão vigorosamente procurado e praticado como é agora. Entenda mais sobre a defesa pessoal Taekwondo.

O Taekwondo é considerado a arte marcial de autodefesa mais antiga do mundo e foi desenvolvida exclusivamente na Coréia.

Foi registrado pela primeira vez na dinastia Koguryo, fundada em 37 aC, cujo vasto território incluía a península coreana ao norte do rio Han e o território da Manchúria na China. Saiba mais sobre essa prática.

O que saber sobre a defesa pessoal Taekwondo?

O Taekwondo é um esporte que responde às necessidades de sobrevivência de uma maneira poderosa e racional e mantém, também, um sistema ordenado uniformemente relacionado às esferas interna e externa do ser humano.

– O imenso poder do Taekwondo deriva diretamente do uso científico dos sistemas do corpo. Seu poder é tão formidável que vários tijolos, telhas ou tábuas de madeira podem ser quebrados apenas com as mãos ou os punhos.

– O Taekwondo emprega quase todas as partes do corpo em movimentos defensivos e ofensivos. Suas técnicas compreendem unidades combinadas para máxima eficiência no combate livre.

– Essas unidades de prática são treinadas em posturas, socos, chutes, golpes, bloqueios, combinações desses movimentos em padrões formais, ataques pré-arranjados e contra-ataques, e muito mais.

Taekwondo como defesa pessoal – princípios

As aulas de defesa pessoal Taekwondo são projetadas para melhorar a autoimagem, autoconfiança, auto respeito, condicionamento cardiovascular, estabelecimento de objetivos, realizações e bons hábitos gerais.

Esses bons hábitos incluem um bom desempenho acadêmico, bem como conquista física e alguns princípios, que são:

  • Cortesia – Ser atencioso com os outros. Os alunos e instrutores de defesa pessoal Taekwondo devem ser educados e mostrar consideração pelos outros.
  • Integridade – ser honesto e bom. Os praticantes do Taekwondo devem viver de acordo com um código de valores e princípios morais.
  • Perseverança – Nunca desistir na busca de seus objetivos. Os alunos devem receber desafios, pois são os desafios nos levam a crescer e melhorar.
  • Autocontrole – Ter controle de seu corpo e mente. Um estudante de Taekwondo deve praticar o controle de suas ações e reações.
  • Espírito Indomável – Ter coragem diante da adversidade. Um estudante de Taekwondo nunca deve ser dominado ou ter seu espírito quebrado por outro.

Além disso, é buscado que a prática de defesa pessoal Taekwondo encare os treinamentos sempre com uma atitude positiva e nunca baseada na violência.

Benefícios da defesa pessoal Taekwondo

Existem benefícios a serem esperados da defesa pessoal Taekwondo? A maioria das pessoas começa a praticar artes marciais para entrar em forma ou aprender apenas a autodefesa. No entanto, há muitas outras vantagens, como:

  • Maior autoconfiança e autodisciplina;
  • Melhor flexibilidade, coordenação, equilíbrio e resistência;
  • Memória e concentração melhoradas;
  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Melhoria dos relacionamentos pessoais através do aumento da autoconsciência;
  • Melhor capacidade de aceitar desafios e adversidades com uma sensação de calma.

O Taekwondo é considerado uma arte marcial à distância e é totalmente voltado para a autodefesa. Obtenha seus benefícios hoje mesmo contando com a Academia Pratique!

Conclusão

Sabendo mais sobre a defesa pessoal Taekwondo, através da análise de suas perspectivas, valores e benefícios, se torna muito mais fácil investir nessa prática na hora de harmonizar e cuidar simultaneamente do corpo e da mente.

A defesa pessoal Taekwondo possui uma longa e bela história que permite que sua prática seja historicamente fundamentada e benéfica para todas as idades.

Por isso, não perca tempo e conheça as opções de defesa pessoal Taekwondo da Academia Pratique, sabendo mais sobre essa arte em nossos outros posts do blog! Bom treinamento!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here