HomeAcademiaTaekwondo - De onde vem?

Taekwondo – De onde vem?

O início das artes marciais se deu quando indivíduos pré-históricos utilizavam seus instintos – esquivando-se, em forma de agachar e correr – para se protegerem contra seus inimigos, incluindo feras selvagens. Saiba, a partir daí, de onde vem Taekwondo.

Com o tempo, o método instintivo de autodefesa acima citado foi amplificado com a inclusão de movimentos de ataque, mais especificamente quando a necessidade de autoproteção e alimentação tornou-se maior.

Portanto, pode-se supor que a origem do Taekwondo vem da antiga Coréia, que tem seu início em 2333 aC em Asadal. Infelizmente, não há evidências históricas para registrar tal existência precoce da arte.

No entanto, a origem do Taekwondo pode ser rastreada até a época dos três Reinos de Silla, Koguryo e Baekje. Saiba mais sobre de onde vem Taekwondo.

Afinal, de onde vem Taekwondo?

A fim de compreender plenamente o desenvolvimento do Taekwondo através de seus antecessores, Taekyon, Soobakhi e Soobyokta, é necessário estudar brevemente o contexto histórico da Coréia em relação às suas artes marciais desde 57 a.C.

– Uma ‘Tabela de Cronologia’ foi elaborada para oferecer uma referência fácil das várias fases de desenvolvimento e queda das artes marciais durante as respectivas épocas na Coréia.

– As informações apresentadas na tabela baseiam-se nos restos históricos – materiais escritos e relíquias arqueológicas – da Coréia e também nas obras de historiadores que realizaram uma pesquisa documental tradicional nesse país.

  • É lamentável que tais vestígios históricos sejam rasos. O período de Silla, Koguryo e Baekjie – através de Koryo e bem na era Yi – originou o desenvolvimento e a promoção de técnicas de luta com mãos e pés.

– Devido à dissensão política na metade posterior da dinastia Yi, o desenvolvimento das artes de luta coreanas foi muito dificultado. De fato, as artes marciais aparentemente cessaram a existência no final da dinastia Yi.

– O desenvolvimento e noção sobre de onde vem Taekwondo sofreu ainda mais quando a prática de artes marciais coreanas foi estritamente proibida durante a ocupação japonesa.

– Nessa fase, as inofensivas artes marciais esportivas de judô e kendo foram introduzidas pelos japoneses.

  • Talvez sua intenção fosse erradicar as artes de combate da Coréia, que eram parte integrante das forças armadas coreanas.

– Foi realmente uma grande sorte que alguns expoentes dedicados conseguiram manter as artes marciais coreanas vivas, praticando e aperfeiçoando as artes secretamente.

– Imediatamente após a liberdade da Coréia, esses expoentes começaram a expor seus conhecimentos ao público coreano.

Técnicas que explicam de onde vem Taekwondo

Embora as técnicas ensinadas fossem principalmente Soobakhi, Taekyon e Soobyokta, elas eram conhecidas por nomes diferentes – Kong Soo Do, Kwonpup, Soobak, Tang Su, etc.

– Não foi até 11 de abril de 1955, quando historiadores e instrutores deram a esta forma coreana de arte o nome Taekwondo, no lugar de vários outros tipos de nomes, que ela, de fato, se estabeleceu.

Baseado em evidências históricas e registros, é sem dúvida que Taekwondo pode ser bem resumido e apontado através de fatos históricos como:

  • O caminho dos pés e das mãos lutando incorporando a filosofia da vida;
  • Tendo sua origem e desenvolvimento independente na Coréia.

Reconhecimento final do Taekwondo como arte marcial

O reconhecimento final do Taekwondo nos Jogos Olímpicos ocorreu em 4 de setembro de 1994, quando foi anunciado na 103ª sessão do COI em Paris, França, que o Taekwondo seria incluído como esporte medalhista nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000 e Olímpicos de Londres em 2012.

O sucesso do esporte pode ser atribuído em parte aos inúmeros campeonatos regionais e mundiais organizados em diversos pontos da história que aborda de onde vem Taekwondo.

Essas competições exibiram o esporte para o mundo, tornando sua entrada no dia a dia de pessoas de todo o mundo muito mais fácil e rápida.

Atualmente, o Taekwondo é praticado por mais de 70 milhões de pessoas em mais de 205 países. Sabendo de onde vem Taekwondo, se torna muito mais simples escolher essa prática como meio de vida e esporte!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS