HomeAcademiaTaekwondo – conheça o básico!

Taekwondo – conheça o básico!

O taekwondo é uma arte marcial de origem coreana que já ganhou milhões de adeptos além do oriente. No Brasil mesmo ela é um sucesso! Então é importante que você leia sobre taekwondo, conheça o básico e entenda a respeito.

Trata-se de uma modalidade que pode ser praticada tanto por homens quanto por mulheres, e que foca na autodefesa, ética e equilíbrio. Como acontece com todas as outras artes, essa também tem a intenção de promover o bem-estar físico e psicológico.

Preparamos um material para que você entenda o Taekwondo, conheça o básico, e saiba mais a respeito desse esporte tão benéfico. Seja por questões recreativas ou competitivas, essa pode ser a arte marcial perfeita para você.

Taekwondo: conheça o básico e entenda mais a respeito

O Taekwondo surgiu na Coreia no século XX. É caracterizada pela ausência de armas e objetos, e pela utilização única do corpo como instrumento de luta. Podem ser desferidos socos, chutes e puxões, seguindo algumas regras básicas.

Apesar disso, alguns acessórios se fazem necessários, tais como capacete, colete de proteção torácica, protetores para os dentes e para as genitálias.

  • As faixas no taekwondo:

Para entender mais sobre Taekwondo, conheça o básico sobre a hierarquia das faixas. Assim como acontece em outros esportes – como o Jiu-jitsu ou o karaté – as faixas determinam o avanço do atleta. Elas podem ser:

  • Branca;
  • Branca com ponta amarela;
  • Amarela;
  • Amarela com ponta verde;
  • Verde;
  • Verde com ponta azul;
  • Azul;
  • Azul com ponta vermelha;
  • Vermelha;
  • Vermelha com ponta preta;

 

A evolução é exatamente essa, e conforme o atleta vai passando por provas e testes, e comprove que está preparado para evoluir no treinamento, ele consegue mudar de faixa.

A importância da saudação no Taekwondo

Para que você, que quer saber mais sobre taekwondo, conheça o básico, deve entender sobre a importância da saudação para a prática desse esporte.

A saudação é a primeira coisa que os alunos aprendem. Ela é fundamental, e será exigido que toda luta comece com a saudação vinda de ambas as partes.

As aulas devem começar e terminar a saudação sendo direcionada ao dojang (tatame de treino), ao professor (mestre) e aos colegas. Esse é um ritual que é repassado, e deve ser cumprido sempre!

A saudação pode ser realizada tanto em grupo como em particular. Existem comandos de voz que poderão ser são usados pelo mestre para determinar cada cumprimento que será utilizado.

Conheça os cinco princípios de vida que o praticante de Taekwondo deve levar consigo

O Taekwondo é caracterizado não apenas por desenvolver as habilidades físicas, agilidade e atenção, mas também – e talvez, principalmente – por seus princípios éticos e morais.

Cinco deles são ensinados inicialmente, e precisam sempre fazer parte da vida da pessoa que decide praticar essa arte marcial. São eles:

  • Cortesia;
  • Integridade;
  • Perseverança;
  • Autocontrole;
  • Espirito indomável.

Ao pautar o seu comportamento e a sua vida nesses valores, o lutador de taekwondo consegue manter uma postura ética, justa e respeitável em tempo integral.

Aprenda tudo sobre Taekwondo em uma boa academia!

Como você pode ver, para que você saiba sobre Taekwondo, e conheça o básico, ao menos, a respeito dessa arte marcial, é importante estudar e se dedicar muito.

Isso porque o Taekwondo possui muitas regras, normas, e principalmente valores, que precisam ser seguidos e repassados pelos atletas. Procure uma academia que ofereça aulas de taekwondo, e que conheça a ética do esporte.

Agora que já está mais familiarizado com o Taekwondo, conheça o básico a respeito de “taekwondo baby”, uma vertente dedicada a ensinar esse esporte para os pequenos.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS