HomeAcademiaTaekwondo - Como surgiu?

Taekwondo – Como surgiu?

O Taekwondo pode ser considerado tão antigo quanto sua própria história. Saiba como surgiu Taekwondo.

Desde que o homem começou a aprender a se proteger, pode-se dizer que as características primitivas do Taekwondo começaram a surgir espontaneamente.

Essa forma de autodefesa tornou-se uma parte tão essencial da vida diária das pessoas que foi gradualmente aperfeiçoada e organizada em uma arma única e poderosa para a sobrevivência. Saiba mais.

Afina, como surgiu Taekwondo?

No processo de desenvolvimento do Taekwondo, um novo senso de consciência do potencial físico e mental no corpo humano foi descoberto.

– Através de uma miríade de estímulos de pensamento, experimentação e experiência, essa habilidade de combate desarmado se tornou o que é hoje: uma arte marcial tecnicamente moralizada e cientificamente formalizada.

– Antes do nascimento de Cristo, os três reinos de Koguryo, Baek-je e Silla haviam sido estabelecidos na península agora conhecida como Coréia.

– Em cada um desses reinos, as habilidades e técnicas do su su bak ou do kwon bupsu, mais tarde chamados de tae kyon, os predecessores do Taekwondo, já eram altamente sofisticados.

Eles eram um componente básico do treinamento militar de soldados como uma arma baseada unicamente em punhos, mãos e pés.

Tumbas reais representam posturas de combate

Algumas das primeiras características conhecidas do Taekwondo podem ser encontradas nos murais dos túmulos reais de Kakjeochong e Mooyongchong do período Koguryo.

– Estes murais mostram claramente movimentos de combate físico e posições de luta.

– Dos murais, é possível visualizar que o Taekwondo já era familiar para o povo de Koguryo, e, por ser um esporte altamente respeitado entre as pessoas, foi assim representado em murais e pinturas em túmulos.

Provas documentais que permitem saber como surgiu Taekwondo

Provas documentais substanciais do espírito das artes marciais em Baek-je também existem.

– Naquela época, o esporte era oficialmente encorajado, e não apenas os militares tinham seus soldados treinados em Taekwondo, tiro com arco e equitação, mas também a população em geral o fazia – se destacando nas artes.

– Os templos e santuários durante a dinastia Silla produziram uma grande quantidade de gravuras em pedra representando uma variedade de formas de Taekwondo.

  • Durante o reinado de Chin Heung, vigésimo quarto rei de Silla, a cultura coreana e as artes marciais ganharam destaque.
  • Silla, na época, era um reino fraco e minúsculo constantemente assediado e ameaçado por seus reinos vizinhos mais poderosos, os de Koguryo e Baek-je.
  • Mas Silla não se mexeu em provando-se como caráter nacional de força e integridade, existiu por 992 anos.

Desenvolvimento do Taekwondo e como surgiu Taekwondo

Ainda na época, a mais notável contribuição para o desenvolvimento das artes marciais emanava de um corpo de oficiais de elite chamado Hwa Rang Do – uma organização militar e social para jovens nobres formada pelo rei Chin Heung.

– Os Hwa Rang Do eram bem treinados não apenas nos esportes habituais de arco e flecha, prática de tiro ao alvo e equitação, mas também na prática de disciplina física e mental, bem como em muitas formas de luta de mãos e pés.

– Através de seus esforços implacáveis ​​para conquistar rios turbulentos e terrenos acidentados, o grupo de jovens cavaleiros cresceu forte e destemido.

– Sua luta impiedosa para defender seu país e seu refinamento de suas almas se tornou bem conhecida em toda a península.

– Suas vitórias ajudaram a avançar o movimento pela unificação dos três reinos separados pela primeira vez na história da península coreana.

Dinastia Koguryo

A dinastia Koguryo (935-1392 dC) popularizou ainda mais o estudo do combate desarmado – que é o que nos permite, hoje, saber como surgiu Taekwondo.

  • Foi durante esse período que as artes marciais foram cientificamente analisadas e sistematizadas.

O acesso a essa documentação fez com que a arte fosse se desenvolvendo com cuidado e respeito a seu passado até atingir os dias de hoje, onde é mais do que um esporte, mas um estilo de vida.

Sabendo como surgiu Taekwondo, você passa a ter uma noção mais ampla de sua importância e pode dar início à sua prática hoje mesmo. Boa sorte!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS