Musculação: 4 dicas sobre definição muscular

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Cada vez mais as academias de ginásticas estão cheias de alunos que praticam musculação para entrar em forma e melhorar a saúde. Para alcançar a tão sonhada definição muscular, no entanto, é preciso equilibrar alguns fatores importantes. Neste post, damos algumas dicas para você conseguir alcançar o resultado desejado. Confira!

Treine bastante

Já ouviu falar na frase “um corpo de verão se constrói no inverno”? Ela traduz bem a ideia de que resultados visíveis não vêm rapidamente. Por isso a primeira dica para definir os músculos diz respeito aos treinos. É preciso muito esforço, determinação e disciplina para alcançar esse objetivo. Para ficar bem definido é necessário realizar treinos de musculação com foco em hipertrofia, que é o desenvolvimento muscular devido ao aumento do tamanho das células dos músculos.

Faça exercícios aeróbicos

Muitas pessoas têm uma musculatura definida, mas que não fica aparente. Isso se deve ao alto porcentual de gordura corporal, que é a camada presente entre os músculos e a pele. Ganhar músculos sem perder gordura causará uma aparência inchada. Para atingir um resultado visível e saudável, é preciso queimar gordura e isso pode ser feito com a prática de exercícios aeróbicos.

Modalidades como spinning, corrida, natação e jump são ótimos exemplos de atividades aeróbicas que podem ser realizadas de forma complementar à musculação. Para potencializar a perda de gordura, elas devem ser realizadas após o treino de hipertrofia.

Alimente-se corretamente

Tanto para ajudar na queima de gorduras quanto para potencializar os resultados da musculação, a alimentação saudável é fundamental para a definição muscular. É preciso ter um controle rigoroso da dieta para que o total de calorias gastas durante o dia seja maior que a quantidade ingerida.

Para a construção de uma massa muscular bem definida, é necessário o consumo de proteínas e carboidratos. As proteínas aceleram o metabolismo, o que favorece a perda de gordura, além de serem fundamentais para a hipertrofia. Já os carboidratos têm papel fundamental na regeneração muscular e atuam como combustível para o treino.

Uma alimentação saudável também tem reflexo direto na saúde do corpo e da mente. Por isso, é importante consumir alimentos saudáveis e naturais, em refeições equilibradas de 3 em 3 horas.

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Durma bem

De nada adianta treinar de forma correta, queimar gorduras e ter uma boa alimentação se não houver boas noites de sono. Isso porque o efeito da musculação acontece apenas durante o período de descanso. É durante o sono que as células que foram destruídas durante o treino se regeneram. Dessa forma, quanto mais intensas forem as atividades, mais importante é ter um bom período de descanso.

Além disso, o corpo produz durante o sono o hormônio do crescimento e realiza a síntese proteica, que são muito importantes para a hipertrofia. O ideal é dormir em torno de 8 horas por dia, tentando descansar durante a mesma quantidade de horas e no mesmo horário toda a semana.

Essas são algumas dicas para te ajudar na definição muscular. Com dedicação e esforço diário, além da orientação de bons profissionais, é possível atingir esse objetivo. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

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