Atividades físicas: A importância da hidratação

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Você sabia que durante a prática esportiva, a taxa de transpiração pode variar entre 1 e 2 litros, dependendo do ritmo e da intensidade? A hidratação é fundamental para o corpo humano, principalmente durante a prática de atividades físicas. Neste post, falaremos sobre a importância de se manter hidratado e como fazer isso de maneira correta. Confira:

Cuidados

Nosso corpo é composto em sua maioria por água (cerca de 60% do volume corporal), por isso se hidratar é muito importante, principalmente durante a prática de atividades físicas, que é quando perdemos mais líquido. Vários fatores podem influenciar a perda de líquido do corpo, por exemplo, temperatura externa, intensidade das atividades físicas realizadas e vestimentas adequadas para fazer exercício (roupas mais quentes e que não permitem a transpiração fazem com que o corpo produza mais suor).

Perigos da desidratação

Há três tipos principais de desidratação. São eles:

-Hipotônico ou hiponatrêmico: é a perda de eletrólitos, principalmente sódio;

-Hipertônico ou hipernatrêmico: é perda de água;

-Isotônico ou isonatrêmico: é perda de água e eletrólitos.

Além de comprometer o funcionamento de músculos e órgãos, a desidratação também desregula a temperatura corporal, aumenta a frequência do pulso e da respiração, e dificulta a circulação sanguínea. Se a perda de água no organismo for superior a 20% pode ser fatal. Por isso é importante se hidratar regularmente e de maneira correta.

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Como se hidratar durante as atividades físicas

Para manter a temperatura corporal estável (cerca de 37 graus), o corpo elimina líquido em forma de suor. O suor é composto de água, eletrólitos, ácido úrico, entre outros nutrientes. Por isso, hidratar-se somente com água pode não ser o suficiente.

Uma boa opção para se hidratar pode ser a água de coco, pois tem muitos nutrientes. Bebidas isotônicas e esportivas que são ricas em sais minerais, vitaminas e calorias também são indicadas. Desse modo você repõe os eletrólitos perdidos durante a transpiração. Outra dica é acrescentar açúcar às bebidas. Isso faz com que o organismo absorva mais facilmente a água e o sódio, além de melhorar o sabor.

Bebidas geladas devem ser priorizadas, porque também ajudam o corpo a assimilar os nutrientes mais rapidamente. Mas atenção: bebidas alcoólicas, refrigerantes, bebidas que contêm cafeína e os sucos de frutas ácidas (laranja, limão, etc.), devem ser evitados. O ideal é tomar entre 400 ml a 600 ml de água, duas horas antes de praticar uma atividade física. Durante a prática, o ideal é ingerir 100 ml de água a cada 20 minutos.

Hidratação em excesso

Parece mito, mas hidratação em excesso também pode fazer mal. Isso ocorre, pois o excesso de água no organismo faz com o que o nível de sódio na corrente sanguínea diminua. Entre os principais sintomas estão: fortes dores de cabeça, confusão mental, náuseas e vômitos.

Agora que você já sabe da importância da hidratação, procure se hidratar ao longo do dia e durante as atividades físicas. Uma alimentação saudável, aliada a esses cuidados, é fundamental para melhorar a qualidade da prática de exercícios físicos. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo.

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