Natação: Conheça os principais benefícios

A natação é uma das modalidades aeróbicas mais procuradas por alunos de academias. A atividade é indicada por especialistas, pela facilidade da execução. Também pelos inúmeros benefícios para o corpo e mente. Neste post, listamos os principais benefícios da natação para o corpo humano. Confira!

Atividades físicas

De acordo com o Ministério da Saúde, a prática frequente de exercícios físicos fortalece os músculos e os ossos. Também melhora a frequência cardíaca e a circulação do sangue. As atividades físicas também evitam, controlam ou diminuem os riscos de doenças cardiovasculares e problemas como ansiedade, depressão, obesidade, diabetes e até alguns tipos de câncer.

Natação

Além de poder ser praticada por pessoas de todas as idades, a natação ainda é indicada para todos os biotipos. Os benefícios estão diretamente relacionados às funções vitais do corpo humano. Veja alguns deles:

Cérebro

A natação é um excelente exercício antiestresse. Sua prática exige muita concentração para sincronizar a respiração com os movimentos e isso faz com que todos os outros problemas fora da água sejam esquecidos durante a atividade física. Além disso, a sensação de liberdade que é gerada durante a prática dessa modalidade libera hormônios e substâncias que são relaxantes naturais. A médio e longo prazo, a capacidade de raciocínio também melhora, assim como a coordenação motora. Os sintomas de doenças cerebrais, como o Alzheimer, também são reduzidos.

[newsletter-shortcode]

Sistema cardiorrespiratório

Os benefícios da natação para o sistema respiratório estão relacionados ao aumento da capacidade aeróbica. Isso se deve a maior necessidade de oxigênio durante a atividade, o que faz com que os pulmões tenham capacidade para armazenar mais ar. Além disso, por ser realizada em um ambiente úmido, a modalidade pode ajudar a reduzir e prevenir os sintomas da asma. A circulação sanguínea também melhora, já que com a movimentação constante do corpo, a necessidade de oxigênio e nutrientes para células, músculos e órgãos aumenta bastante.

Músculos

A água é muito mais pesada que o ar. Por isso, a natação é muito eficaz em aumentar a força, a resistência e a tonificação dos músculos do corpo. Essa modalidade diminui as chances de lesão por ter a grande vantagem de não exercer impacto sobre as articulações, ao contrário de atividades como o crossfit e a musculação, por exemplo.

Expectativa de vida

Um estudo realizado nos Estados Unidos revelou que a prática da natação é muito mais eficiente na redução dos riscos de doenças relacionadas ao sedentarismo que outras modalidades, como bicicleta e corrida. Os resultados chegaram a ser até 50% superiores.

Esses são alguns dos principais efeitos da natação sobre o corpo humano. Aqui na Academia Pratique você encontra estrutura, experiência de mercado, profissionais qualificados e qualidade no atendimento.  Agora que você já sabe dos benefícios dessa modalidade, que tal assistir uma aula e conhecer nossa dinâmica? Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

12 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password