HomeExercíciosNatação: Conheça os principais benefícios

Natação: Conheça os principais benefícios

A natação é uma das modalidades aeróbicas mais procuradas por alunos de academias. A atividade é indicada por especialistas, pela facilidade da execução. Também pelos inúmeros benefícios para o corpo e mente. Neste post, listamos os principais benefícios da natação para o corpo humano. Confira!

Atividades físicas

De acordo com o Ministério da Saúde, a prática frequente de exercícios físicos fortalece os músculos e os ossos. Também melhora a frequência cardíaca e a circulação do sangue. As atividades físicas também evitam, controlam ou diminuem os riscos de doenças cardiovasculares e problemas como ansiedade, depressão, obesidade, diabetes e até alguns tipos de câncer.

Natação

Além de poder ser praticada por pessoas de todas as idades, a natação ainda é indicada para todos os biotipos. Os benefícios estão diretamente relacionados às funções vitais do corpo humano. Veja alguns deles:

Cérebro

A natação é um excelente exercício antiestresse. Sua prática exige muita concentração para sincronizar a respiração com os movimentos e isso faz com que todos os outros problemas fora da água sejam esquecidos durante a atividade física. Além disso, a sensação de liberdade que é gerada durante a prática dessa modalidade libera hormônios e substâncias que são relaxantes naturais. A médio e longo prazo, a capacidade de raciocínio também melhora, assim como a coordenação motora. Os sintomas de doenças cerebrais, como o Alzheimer, também são reduzidos.

[newsletter-shortcode]

Sistema cardiorrespiratório

Os benefícios da natação para o sistema respiratório estão relacionados ao aumento da capacidade aeróbica. Isso se deve a maior necessidade de oxigênio durante a atividade, o que faz com que os pulmões tenham capacidade para armazenar mais ar. Além disso, por ser realizada em um ambiente úmido, a modalidade pode ajudar a reduzir e prevenir os sintomas da asma. A circulação sanguínea também melhora, já que com a movimentação constante do corpo, a necessidade de oxigênio e nutrientes para células, músculos e órgãos aumenta bastante.

Músculos

A água é muito mais pesada que o ar. Por isso, a natação é muito eficaz em aumentar a força, a resistência e a tonificação dos músculos do corpo. Essa modalidade diminui as chances de lesão por ter a grande vantagem de não exercer impacto sobre as articulações, ao contrário de atividades como o crossfit e a musculação, por exemplo.

Expectativa de vida

Um estudo realizado nos Estados Unidos revelou que a prática da natação é muito mais eficiente na redução dos riscos de doenças relacionadas ao sedentarismo que outras modalidades, como bicicleta e corrida. Os resultados chegaram a ser até 50% superiores.

Esses são alguns dos principais efeitos da natação sobre o corpo humano. Aqui na Academia Pratique você encontra estrutura, experiência de mercado, profissionais qualificados e qualidade no atendimento.  Agora que você já sabe dos benefícios dessa modalidade, que tal assistir uma aula e conhecer nossa dinâmica? Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS