Natação: Conheça os principais benefícios

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A natação é uma das modalidades aeróbicas mais procuradas por alunos de academias. A atividade é indicada por especialistas, pela facilidade da execução. Também pelos inúmeros benefícios para o corpo e mente. Neste post, listamos os principais benefícios da natação para o corpo humano. Confira!

Atividades físicas

De acordo com o Ministério da Saúde, a prática frequente de exercícios físicos fortalece os músculos e os ossos. Também melhora a frequência cardíaca e a circulação do sangue. As atividades físicas também evitam, controlam ou diminuem os riscos de doenças cardiovasculares e problemas como ansiedade, depressão, obesidade, diabetes e até alguns tipos de câncer.

Natação

Além de poder ser praticada por pessoas de todas as idades, a natação ainda é indicada para todos os biotipos. Os benefícios estão diretamente relacionados às funções vitais do corpo humano. Veja alguns deles:

Cérebro

A natação é um excelente exercício antiestresse. Sua prática exige muita concentração para sincronizar a respiração com os movimentos e isso faz com que todos os outros problemas fora da água sejam esquecidos durante a atividade física. Além disso, a sensação de liberdade que é gerada durante a prática dessa modalidade libera hormônios e substâncias que são relaxantes naturais. A médio e longo prazo, a capacidade de raciocínio também melhora, assim como a coordenação motora. Os sintomas de doenças cerebrais, como o Alzheimer, também são reduzidos.

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Sistema cardiorrespiratório

Os benefícios da natação para o sistema respiratório estão relacionados ao aumento da capacidade aeróbica. Isso se deve a maior necessidade de oxigênio durante a atividade, o que faz com que os pulmões tenham capacidade para armazenar mais ar. Além disso, por ser realizada em um ambiente úmido, a modalidade pode ajudar a reduzir e prevenir os sintomas da asma. A circulação sanguínea também melhora, já que com a movimentação constante do corpo, a necessidade de oxigênio e nutrientes para células, músculos e órgãos aumenta bastante.

Músculos

A água é muito mais pesada que o ar. Por isso, a natação é muito eficaz em aumentar a força, a resistência e a tonificação dos músculos do corpo. Essa modalidade diminui as chances de lesão por ter a grande vantagem de não exercer impacto sobre as articulações, ao contrário de atividades como o crossfit e a musculação, por exemplo.

Expectativa de vida

Um estudo realizado nos Estados Unidos revelou que a prática da natação é muito mais eficiente na redução dos riscos de doenças relacionadas ao sedentarismo que outras modalidades, como bicicleta e corrida. Os resultados chegaram a ser até 50% superiores.

Esses são alguns dos principais efeitos da natação sobre o corpo humano. Aqui na Academia Pratique você encontra estrutura, experiência de mercado, profissionais qualificados e qualidade no atendimento.  Agora que você já sabe dos benefícios dessa modalidade, que tal assistir uma aula e conhecer nossa dinâmica? Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

12 COMENTÁRIOS

  1. […] Se o seu objetivo é ter músculos bem definidos, apenas a musculação não vai ser suficiente. Isso porque é preciso diminuir a camada de gordura que fica entre a pele e o músculo, para que o resultado seja mais visível. Seja caminhada, esteira, spinning ou qual for o exercício aeróbico que escolher, ele será fundamental para que você alcance o resultado desejado. […]

  2. […] Se o seu objetivo é ter músculos bem definidos, apenas a musculação não vai ser suficiente. Isso porque é preciso diminuir a camada de gordura que fica entre a pele e o músculo, para que o resultado seja mais visível. Seja caminhada, esteira, spinning ou qual for o exercício aeróbico que escolher, ele será fundamental para que você alcance o resultado desejado. […]

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