Musculação: como começar a treinar

11
2256

A musculação é uma atividade física praticada por pessoas que querem treinar e desenvolver os músculos do corpo. Seja para melhorar a saúde ou para fins estéticos, essa modalidade é uma das mais procuradas nas academias. Antes de começar a treinar, no entanto, é preciso saber um pouco mais sobre esse exercício. Por isso, neste post, esclarecemos mais sobre o assunto e damos algumas dicas para quem quer começar a malhar. Confira!

Musculação

Por meio da resistência, a musculação incentiva os músculos trabalhados a gerarem força oposta ao movimento impulsionado pela gravidade. Esse tipo de treinamento é muito utilizado para a melhora do desempenho de atletas, mas também é útil para auxiliar no tratamento de doenças musculares, ósseas e metabólicas. De qualquer forma, promove ganhos na mobilidade e na postura corporal, desenvolvendo o volume muscular e ajudando a tornar o corpo mais saudável.

Adaptação

Antes de começar a puxar pesos e realizar outras atividades na musculação, é muito importante saber algumas coisas. A primeira delas é que o resultado não vem de imediato. Por isso, não espere grandes mudanças no seu corpo durante as primeiras semanas. O organismo precisa de um tempo para se adaptar aos exercícios e isso geralmente leva de um a dois meses. A segunda é que apenas a musculação não é suficiente. Também é preciso cuidar da alimentação e respeitar o período de descanso.

Com o início da prática de qualquer atividade física, o organismo sai de um estado comum de repouso e começa a trabalhar mais para responder aos estímulos. Especialmente na musculação, o sistema nervoso e as fibras musculares precisam se adaptar aos novos movimentos. É preciso respeitar esse processo para que os exercícios possam ser feitos da forma correta e em segurança. Após a adaptação dos músculos, tendões e ligamentos aos novos estímulos de força, finalmente a musculação passa a dar resultados visíveis no corpo.

Como começar a musculação?

Para começar a treinar da forma correta, temos 3 dicas muito importantes:

  1. Procure orientação

Na musculação, os exercícios a serem feitos, a intensidade, as repetições e as cargas são fundamentais para ter um resultado benéfico em pouco tempo. Mas cada pessoa tem necessidades e um perfil diferentes. Por isso, é fundamental ter a orientação e o acompanhamento de um profissional.

  1. Atenção à postura

Exercícios praticados por conta própria podem causar lesões sérias. A orientação de um profissional é muito importante para ajudar na postura correta durante a execução. Além de garantir o resultado dos treinos, ela evita que a pessoa se machuque.

  1. Deixe os músculos descansarem

É durante o descanso que os músculos crescem e não durante o treino. Por isso, o repouso é tão importante quanto a musculação. Exagerar na intensidade ou na carga dos exercícios, ao contrário do que se pode pensar, não potencializa os resultados.

Essas são algumas dicas para iniciantes na musculação. Com postura, disciplina e respeito aos limites do corpo, você pode alcançar resultados surpreendentes. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

11 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here