HomeAcademiaMINDFULNESS E MOVIMENTO: INTEGRANDO PRÁTICAS DE ATENÇÃO PLENA EM SUA ROTINA DE...

MINDFULNESS E MOVIMENTO: INTEGRANDO PRÁTICAS DE ATENÇÃO PLENA EM SUA ROTINA DE EXERCÍCIOS!

Na jornada em direção a uma vida equilibrada e saudável, a prática de mindfulness pode se tornar uma aliada poderosa, especialmente quando combinada com exercícios físicos.

Aqui, exploramos maneiras de integrar mindfulness ao seu regime de exercícios, oferecendo uma abordagem holística para o bem-estar do corpo e da mente.

Conheça uma das nossas unidades!
Conheça uma das nossas unidades!

O que é mindfulness e atenção plena?

Mindfulness, palavra que pode ser traduzida como “atenção plena”, é a prática de se concentrar completamente no presente. Em atenção plena, as preocupações com passado e futuro dão lugar à uma consciência avançada do “agora”, que inclui percepção de sentimentos, sensações e ambiente.

O que é a prática de mindfulness?

O outro tipo de prática meditativa é, justamente, o mindfulness, também chamado de atenção plena. Nessa alternativa, toda a estrutura meditativa é conduzida para que individuo possa focar sua atenção no momento presente, dando atenção a sensações, sentimentos e pensamentos que, de outro modo, passariam batidos.

Como funciona o mindfulness?

Ela se baseia em preceitos budistas, porém, vale ressaltar que não possui nenhum caráter religioso. O conceito central do mindfulness é direcionar nossa atenção plena para o momento presente, cultivando uma consciência plena de nossas experiências internas e externas, sem julgamentos ou distrações.

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

Mindfulness e movimento: integrando práticas de atenção plena em sua rotina de exercícios!
Mindfulness e movimento: integrando práticas de atenção plena em sua rotina de exercícios!

Respiração consciente: Antes, durante e após o exercício, direcione sua atenção para a respiração. Concentre-se em cada inspiração e expiração, permitindo que o ritmo natural da sua respiração guie sua consciência para o momento presente. Essa prática não apenas aumenta a eficácia do treino, mas também acalma a mente, preparando-a para uma experiência mais plena.

Sensações do movimento: Ao se mover, mergulhe profundamente nas sensações físicas do seu corpo. Observe cada movimento, desde a contração dos músculos até a fluidez das articulações. Ao fazer isso, você fortalece a conexão entre mente e corpo, tornando-se mais consciente dos sinais que seu corpo envia e, assim, evitando possíveis lesões.

Redução de distrações: Afaste as distrações externas durante o exercício, permitindo-se estar completamente presente no momento. Desligue a música alta e desconecte-se da televisão. Em vez disso, mergulhe na experiência do movimento, cultivando uma atenção plena sem julgamentos ou distrações.

Gratidão pelo movimento: Antes ou depois do exercício, reserve um momento para expressar gratidão pelo seu corpo e pela capacidade de se mover. Reconheça os benefícios do movimento e aprecie sua própria jornada de saúde e bem-estar. Praticar a gratidão aumenta a motivação e a conexão com a atividade física.

Eu quero fazer parte da Pratique!
Eu quero fazer parte da Pratique!

Exercício como meditação ativa: Transforme o exercício em uma forma de meditação ativa, deixando de lado preocupações com resultados ou metas. Simplesmente esteja presente no momento, absorvendo a experiência de movimentar-se. Isso não apenas reduz o estresse, mas também promove uma sensação de calma e clareza mental.

Alongamento consciente: Ao realizar alongamentos, dedique-se a eles com plena consciência. Sinta cada músculo se estendendo, respire profundamente e permita que a sensação de relaxamento se espalhe pelo corpo. Essa prática não só aumenta a flexibilidade, mas também acalma a mente, preparando-a para um estado de tranquilidade.

Yoga e Tai Chi: Considere integrar práticas como yoga ou tai chi em sua rotina de exercícios. Essas atividades combinam movimento físico com técnicas de respiração e mindfulness, proporcionando uma experiência completa de bem-estar. Participar de aulas regulares pode aprimorar suas habilidades de mindfulness e enriquecer sua jornada de saúde.

Ao incorporar mindfulness à sua rotina de exercícios, você não só aprimora seu desempenho físico, mas também promove uma maior harmonia mental e emocional. Experimente essas estratégias e descubra como elas podem transformar sua relação com o movimento, elevando sua qualidade de vida e levando-o a uma jornada de bem-estar integral.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Mindfulness e movimento: integrando práticas de atenção plena em sua rotina de exercícios!
Mindfulness e movimento: integrando práticas de atenção plena em sua rotina de exercícios!

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

 

Bem-estar garantido na Pratique!
Bem-estar garantido na Pratique!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS