HomeAcademiaCOMO SUA CONSTITUIÇÃO GENÉTICA INFLUENCIA SUA RESPOSTA AO EXERCÍCIO!

COMO SUA CONSTITUIÇÃO GENÉTICA INFLUENCIA SUA RESPOSTA AO EXERCÍCIO!

No vasto universo do exercício físico, a constituição genética de cada indivíduo é como uma bússola, orientando sua resposta única a essa jornada.

Vamos explorar como nossos genes moldam nossa reação ao exercício e como essa compreensão pode revolucionar nossa abordagem para uma vida saudável e ativa.

Faça sua matrícula!
Faça sua matrícula!

Como a genética influencia nos exercícios físicos dos atletas?

Saber a variante do gene ACTN3, por exemplo, ajuda a entender o perfil das fibras musculares (proporção de fibras de contração lenta e de contração rápida). Com esse dado, é possível direcionar os treinamentos de força e de resistência de acordo com a modalidade.

Como a genética influencia na musculação?

Estudos genéticos mostraram que todas as pessoas possuem os genes responsáveis pela hipertrofia muscular: processo de síntese de miofobrilas, filamentos proteicos intracelulares que são os principais determinantes do volume muscular.

Qual a importância da genética no esporte?

Variações na sequência de DNA em genes relevantes têm sido associadas com fenótipos específicos envolvidos no desempenho atlético, incluindo: capacidade de resistência, o desempenho muscular, susceptibilidade a lesões, composição de massa de um organismo, e de aptidão psicológica.

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

Como sua constituição genética influencia sua resposta ao exercício!
Como sua constituição genética influencia sua resposta ao exercício!

Capacidade aeróbica e resistência: Nossos genes influenciam diretamente nossa capacidade aeróbica e resistência. Variações genéticas em genes relacionados ao transporte de oxigênio, metabolismo energético e composição das fibras musculares podem determinar se somos naturalmente inclinados a sermos corredores de longa distância ou a termos resistência para enfrentar desafios prolongados.

Ganho de força e massa muscular: Para alguns, o caminho para o ganho de força e massa muscular pode ser facilitado por predisposições genéticas. Certos indivíduos podem responder mais rapidamente ao treinamento de força devido a variações genéticas que os tornam mais receptivos ao desenvolvimento muscular.

Recuperação e reparo muscular: Nossa capacidade de se recuperar após o exercício e reparar os tecidos musculares danificados é profundamente influenciada por nossa constituição genética. Variações genéticas em genes ligados à síntese de proteínas, inflamação e regulação do sistema imunológico podem determinar quão eficientemente nosso corpo se reconstrói após o esforço físico.

Começar a ser Pratique!
Começar a ser Pratique!

Risco de lesões: Alguns indivíduos podem carregar consigo uma predisposição genética para certas lesões musculoesqueléticas. Variações genéticas em genes relacionados à estrutura e função dos tecidos conectivos podem aumentar o risco de lesões ligamentares ou tendinosas.

Resposta ao treinamento: A resposta individual ao treinamento físico pode ser moldada por nossos genes. Algumas pessoas podem ser agraciadas como “respondedores superiores”, demonstrando uma resposta mais pronunciada ao treinamento, graças a variações genéticas específicas que potencializam seus ganhos.

Predisposição para tipos de exercício: Nossos genes também podem influenciar nossas preferências por certos tipos de exercícios. Alguns podem ser geneticamente inclinados a se destacarem em esportes de resistência, enquanto outros podem encontrar sua paixão e habilidade natural em esportes de força.

Entender essa complexa interação entre genética e exercício nos capacita a personalizar nossos programas de treinamento de acordo com nossas necessidades individuais. No entanto, é essencial reconhecer que a genética é apenas um dos muitos fatores em jogo. Elementos ambientais, como dieta, estilo de vida e histórico de atividade física, também desempenham papeis cruciais em nossa jornada fitness. Portanto, ao reconhecer e abraçar nossa constituição genética, podemos trilhar um caminho mais informado em direção a uma vida mais ativa, saudável e gratificante.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Como sua constituição genética influencia sua resposta ao exercício!
Como sua constituição genética influencia sua resposta ao exercício!

Sempre tem uma academia Pratique perto de você!

 

Eu quero fazer parte da Pratique!
Eu quero fazer parte da Pratique!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS