Malhar em casa ou na academia: o que dá mais resultado?

3
10712

Iniciar e manter uma rotina de atividades físicas nem sempre é muito fácil. Então, o ideal é ser muito honesto com a própria disposição, condições materiais e objetivos para definir estratégias que garantam a realização periódica dos exercícios.

As necessidades e o desejo de investimento em atividade física são diversos e podem compreender diferentes possibilidades. Com isso, a dúvida quanto ao melhor lugar para malhar pode ser uma questão: é melhor na academia ou é possível malhar em casa?

Nem todas as pessoas têm afinidade com o ambiente das academias e, por isso, veem a prática de exercícios em casa como uma possibilidade. No entanto, a dúvida se malhar em casa dá resultado também acompanha essa decisão.

Honestamente, para definir qual alternativa é melhor, vai depender de cada pessoa. Tanto malhar na academia quanto malhar em casa podem oferecer benefícios. Para que você consiga se decidir sobre qual é opção mais acertada para você, vamos falar sobre cada uma das possibilidades.

Malhar em casa dá resultado se…

Você é uma pessoa disciplinada? Tem espaço de sobra para se locomover na sua residência? Tem recursos disponíveis para investir em profissionais e aparelhos de tempos em tempos? É organizado? Se a sua resposta foi sim para todas essas questões, então para você poderá ter bons retornos malhando em casa.

Isso porque, malhar em casa dá resultado se você for capaz de, no mínimo resistir as distrações do cotidiano, definir horários para sua prática de exercícios e ter um espaço disponível para realizá-los. É verdade que existem algumas práticas que não demandam esse espaço, como as caminhadas e corridas.

Tudo vai depender do que você quer com a prática de atividades físicas. Dependendo das suas metas com o treino, vai precisar investir em alguns aparelhos e de um espaço reservado para os exercícios no seu lar.

Quanto ao investimento em acompanhamento profissional, de qualquer forma é importante. Por que? Bom, existem vários motivos. Para que você alcance o objetivo desejado, em primeiro lugar, é preciso saber como está o seu corpo: massa corporal, índice de gordura, água e outras questões de saúde.

Além disso, existem posturas e formas corretas de praticar certos exercícios, que se não forem devidamente acompanhadas, poderão comprometer o seu bem-estar e a sua saúde, causando, por exemplo, problemas na coluna e articulações.

Então, se você puder tomar todos esses cuidados, compensa malhar em casa. Caso tenha limitações de espaço e investimento financeiro, a melhor alternativa “caseira” pode ser uma corrida, caminhada ou outras atividades leves, se elas forem o suficiente para você. Aí é só ter disciplina e força de vontade mesmo.

[newsletter-shortcode]

Malhar na academia dá resultado se…

Bom, a grande vantagem da academia é que você encontra tudo o que precisa para malhar: aparelhos, atividades orientadas, profissionais qualificados tanto para o direcionamento dos exercícios quanto para avaliação dos seus resultados, espaço, e por aí vai.

Pessoas menos disciplinadas também encontram maiores benefícios em malhar na academia, pois há a motivação pelo valor pago, pelos colegas e pelo ambiente. Todavia, para que isso funcione bem, é interessante escolher um local de fácil acesso e com um trabalho sério, para evitar que dificuldades te desanimem com o tempo.

E aí? Conseguiu decidir se vale a pena malhar em casa ou se é melhor investir na academia? Conte-nos o que você acha nos comentários e, se quiser refletir mais sobre o assunto, aproveite para ler o nosso artigo: Por que é importante praticar exercícios físicos na academia?

3 COMENTÁRIOS

  1. Está é uma pergunta que recebo sempre de meus clientes, eu sempre falo para eles que antes de iniciar qualquer prática esportiva é necessário procurar um especialista e ver se está tudo bem. Muito bom artigo, gostei muito, simples e fácil de ser compreendido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here