Qual O Melhor: Jiu Jitsu Ou Judô?

O judô e o jiu-jitsu podem ser classificados como artes marciais que ocorre uma “luta”. Portanto, qual o melhor: jiu jitsu ou judô?

Em um nível muito simplificado, é possível categorizar as artes marciais em artes de luta ou de ataque ou em alguma combinação de ambas.

Assim, o jiu jitsu ou judô se concentram muito mais em combates a curta distância – perto o suficiente para agarrar e jogar ou rolar com o oponente.

Dessa forma, qual é a diferença entre essas duas artes marciais? O que torna o judô e o Jiu-Jitsu tão diferentes, e como as duas artes são semelhantes? Saiba tudo!

Qual O Melhor: Jiu Jitsu Ou Judô?

Qual você deseja praticar: jiu jitsu ou judô?

Entre jiu jitsu ou judô, você precisa saber que ambas as artes marciais têm muito mais semelhanças do que diferenças. Além disso, ambas abrangem uma luta no tatame.

Outra característica é que o jiu jitsu ou judô incluem técnicas de fixação e envios da parte superior e inferior. Porém, as diferenças surgem muito mais das respectivas regras dos esportes de cada arte.

Dessa forma, conheça algumas diferenças importantes, baseadas principalmente no que os esportes determinam para cada arte marcial.

Quais as maneiras de ganhar uma partida no judô?

  • Jogando seu oponente de costas ou com a força.
  • Fixando seu oponente por um período de tempo predefinido (25 segundos = ippon ou vitória completa em japonês).
  • Submissão (armlock ou estrangulamento).

Também existem penalidades e decisões dos árbitros, mas os três acima são geralmente declarados como os objetivos no judô, na ordem da frequência com que as partidas são vencidas.

Mas, e no jiu jitsu, quais são as formas de ganhar uma partida?

  • Submissão, obediência, inscrição e candidatura.

Ao se questionar qual é o melhor: jiu jitsu ou judô, você irá deparar com as diferentes em relação ao ganho da partida.

Então, como você já sabe sobre a luta, descubra mais sobre o jiu jitsu em específico.

Mais uma vez, existe a possibilidade do árbitro decidir um vencedor, ou uma desqualificação, são poucos os competidores que treinam para vencer dessa maneira.

– Também existem “vantagens” (desempate) que muitas vezes decidem o vencedor no Jiu-Jitsu, mas geralmente são baseadas nos critérios listados anteriormente.

Informações adicionais – jiu jitsu ou judô?

Mas se você pode vencer por finalização no judô, por que não concentrar mais energia no jogo de tatame? Uma aula de judô concentrará cerca de 75% nos pés (alguns muito menos que isso). Por quê?

– A resposta é simples e mais uma vez ditada pelas regras do esporte.

  • No judô, você tem cerca de 15 segundos no tatame para fazer alguma coisa acontecer, ou a partida será reiniciada. Ao comprar isso com o esporte Jiu-Jitsu, você verá que a luta começa basicamente no tatame.

Para entender o que há de diferente no jiu jitsu ou judô, é importante entender as diferenças nas aplicações esportivas.

  • Se seu objetivo principal é jogar alguém no tatame, você pode apostar que vai gastar a maior parte do seu tempo de treinamento desenvolvendo uma abordagem sofisticada e de alta porcentagem para fazer exatamente isso.
  • Por outro lado, se seu objetivo principal é a submissão no tatame, é razoável supor que a maior parte do tempo e energia seja gasta pesquisando o que acontece no tatame.

Conclusão

Foi exatamente isso que aconteceu ao longo desse tempo. O judô esportivo se transformou em uma arte de agarrar e alavancar incrivelmente sofisticada, sutil e eficaz, com algumas técnicas de solo relativamente básicas.

Como resultado, temos duas artes marciais únicas, com jogadas incrivelmente complexas nos pés no judô e técnicas de solo igualmente complicadas no Jiu Jitsu.

Dessa forma, para saber qual o melhor, você deve praticar uma aula e entender qual deles é mais adequado para você e para seu gosto de exercícios.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here