O guia brasileiro de faixas de jiu-jitsu foi escrito para fornecer informações sobre o sistema de ranqueamento desse esporte e deve servir como um guia geral sobre como ele funciona na prática.

Nada nas artes marciais em geral é absoluto, mas esse artigo deve fornecer algumas dicas para que os novatos saibam o que podem esperar quando começarem sua jornada.

Aqui, serão analisadas as faixas de jiu-jitsu para adultos, existindo também faixas intermediárias entre a azul e a roxa que atendem a crianças.

Faixas de jiu-jitsu: Faixa branca

Este é o ponto de partida do Jiu-jitsu. No dia em que você fizer sua primeira aula de Jiu-Jitsu, você se tornará um faixa branco e seu instrutor provavelmente lhe dará uma dessas.

– Cada faixa preta começou como um faixa branca nos seus primeiros dias nos tatames. Na faixa branca, tudo é novo e você aprenderá o básico, como as posições.

– Você aprenderá a controlar seu corpo, a relaxar e a não entrar em pânico quando receber ataques.

Você estará em frente de uma tonelada de informações que as vezes podem parecer esmagadoras. Como faixa branca, você precisa se concentrar no básico.

  • Tente aprender a etiqueta e os movimentos básicos do jiu-jitsu. Não fique com raiva ou fique bravo se alguém bater em você.
  • Se você ainda se sente absolutamente exausto após cada teste, leve como um indício de que você precisa se concentrar em relaxar um pouco mais para seguir para as próximas faixas de jiu-jitsu.

Faixa azul

No momento em que você alcança o nível de faixa azul, você tem garantia que construiu uma base dos movimentos básicos de Jiu-Jitsu, ou seja, você pode escapar de situações ruins e apostar em ataques.

– Você foi exposto a uma variedade de técnicas diferentes, mas ainda há muito a aprender.

–  A faixa azul é dada geralmente quando as suas próprias combinações começam a se desenvolver junto com configurações e iscas para que você faça as posições que você deseja.

  • Você começa a usar princípios de uma técnica e aplicá-los a outras situações.
  • Nesse nível, você geralmente deixa também de ser apenas aquele que está sendo dominado.

Faixa roxa

A faixa Roxa é a classificação intermediária no jiu-jitsu, ocorrendo logo antes da transição para os níveis avançados.

– Para alcançar este nível, você precisará perder um tempo considerável e realmente se dedicar à arte.

– Na faixa roxa, você já encontrou um bom conjunto de técnicas que funcionam bem com o seu estilo. Então, você gasta tempo refinando o que sabe e tornando tudo mais justo e eficiente.

– Você pode analisar a luta melhor e identificar suas próprias falhas mais rapidamente do que antes, trabalhando, então, para melhorá-las.

  • Como em todos os níveis, não há espaço para você ficar bravo se não obtiver total maestria. Isso vai acontecer em algum momento e você deve aprender com isso, não ficar chateado.

Faixa marrom

Bem-vindo ao escalão avançado do Jiu-jitsu. A maioria das pessoas levará vários anos para atingir esse nível dentre as faixas de jiu-jitsu.

– Os faixas marrons têm uma riqueza de conhecimento que já pode ser extraída e compartilhada com outros.

– Você é habilidoso em atacar ou defender-se de praticamente qualquer posição e trabalha em transição. Submissões mais avançadas, como ganchos, também aparecem.

– Porém, como em todos os outros rankings, ainda há melhorias contínuas a serem feitas. Mudanças na sua técnica, no entanto, são geralmente mais sutis do que as correias inferiores.

Faixa preta

Chegando à faixa preta dentre as faixas de jiu-jitsu, sua jornada não termina. Na faixa preta, você ainda dedica-se a inúmeras horas de treinamento.

– Para a maioria das pessoas, alcançar a faixa preta demandará um número significativo de anos e treinamento consistente.

  • Como faixa preta, você é extremamente proficiente em quase todas as posições e já viu a maioria das técnicas existentes. No entanto, ainda há muito a aprender e a melhorar.

Faixa vermelha

As faixas vermelhas são concedidas muito raramente aos praticantes. É geralmente concedida a um faixa preto de nono ou décimo grau que pode levar mais de 45 anos para conseguir depois de receber o seu faixa preto.

Sabendo tudo sobre as faixas de jiu-jitsu, você pode começar sua jornada agora mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here