HomeAconteceuFazer esteira emagrece mesmo? Descubra aqui!

Fazer esteira emagrece mesmo? Descubra aqui!

Fazer esteira é uma alternativa às caminhadas e corridas ao ar livre e, por ser um exercício aparentemente simples, acaba subestimado por algumas pessoas. A questão é que fazer esteira emagrece e ainda oferece vários outros benefícios para o corpo.

É claro que se o exercício for realizado de forma combinada com outros, particularmente com exercícios de musculação que trabalhem os grandes grupos de músculos, seus efeitos serão mais eficientes. Mas, se você não quer ou não puder fazer a musculação, investir neste prático e simples exercício aeróbico será um grande passo para uma vida saudável. Vamos te apresentar alguns pontos interessantes sobre usar a esteira como aliada para boa saúde e boa forma!

Benefícios de caminhar e correr na esteira

Caminhadas e corridas ao ar livre são uma boa pedida em locais que apresentam solo estável, belas paisagens, segurança e tranquilidade. Contudo, existem outros que não são tão motivadores para sair na rua e treinar.

Particularmente para esses casos, ter uma esteira em casa ou praticá-la na academia é uma ótima solução. Essa opção também mantém a estabilidade dos exercícios, pois faça sol ou faça chuva, você terá a esteira em um ambiente protegido e disponível.

Fora isso, a esteira digital poderá apresentar algumas funções que vão tornar a sua atividade física ainda mais efetiva, por permitir maior controle de aspectos como: velocidade, tempo, distância, calorias gastas e batimentos cardíacos.

Para a saúde do organismo de um modo geral, assim como as corridas e as caminhadas, a prática regular e correta na esteira resultará na tonificação das pernas, nádegas e abdômen, aceleração do metabolismo (mesmo após terminar os exercícios) e redução natural da pressão arterial.

Fazer esteira emagrece se a postura estiver correta

Manter a postura adequada durante o exercício é um fator muito importante para garantir não apenas o emagrecimento, mas a continuidade do exercício e a saúde do seu corpo. Em primeiro lugar, se você caminhar com uma postura errada, vai sentir dores e corre o risco de comprometer a coluna e as articulações, o que irá boicotar o treino iniciado.

Fora isso, a postura correta contribui para a tonificação dos músculos, critério fundamental para que você visualize os efeitos do emagrecimento. Tudo bem, agora você quer saber que postura é essa, né? Vamos te contar:

– Você deverá manter a cabeça alinhada com a coluna, de modo que o queixo fique paralelo à esteira;

– Posicione seus ombros voltados para trás, a fim de evitar a tensão muscular;

– Mantenha a barriga contraída para que os músculos do abdômen sejam trabalhados durante o exercício;

– Flexione os braços em 90º e movimente-os em harmonia com a caminhada ou corrida;

– Você deve pisar primeiro com o calcanhar e depois com o restante do pé, evitando que o passo seja muito curto ou muito longo.

Por quanto tempo preciso fazer esteira para emagrecer?

A definição do tempo que você deve passar na esteira para emagrecer é variável, assim como a velocidade, pois dependerá do seu condicionamento físico, do seu peso e do seu objetivo. A sugestão é que iniciantes comecem com calma, caminhando em velocidade aproximada de 5 km/h por 30 minutos, três vezes na semana até se acostumar. Não é interessante manter esse ritmo, ele deve ser aumentado com o tempo para que você possa ver resultados.

Uma sugestão para quando você já estiver no pique é fazer o treino intervalado, que pode ser assim:

1ª Semana: Faça 3 minutos com velocidade de 5 km/h e um minuto com 6,5 km/h. Repita o processo até completar 30 minutos.

2ª Semana: Caminhe na velocidade de 6 km/h por 3 minutos, em seguida aumente para 8 km/h e corra por um minuto. Repita o processo até completar 30 minutos.

3ª Semana: Realize o mesmo procedimento anterior, aumentando o tempo de corrida para dois minutos.

Como você deve ter percebido, a ideia é ir aumentando a intensidade e o tempo dos exercícios conforme você se acostuma. O ideal é que você consiga, depois de algum tempo, correr no mínimo 45 minutos por dia, pelo menos 5 dias na semana, para usufruir de boa saúde e ficar com o corpo impecável.

Já ficou animado para subir na esteira e começar? Para reforçar as energias, leia o nosso artigo: Como começar a fazer exercícios físicos? 4 dicas para você parar de procrastinar! E bons treinos!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS