HomeExercíciosExercícios para grávidas: Saiba o que pode fazer e os benefícios

Exercícios para grávidas: Saiba o que pode fazer e os benefícios

A gravidez é um período mágico na vida das mulheres. Durante esse tempo, muitas atividades do dia a dia precisam ser adaptadas, para o bem-estar do bebê e também da mãe. Além disso, as mudanças físicas no corpo impedem que algumas coisas sejam feitas com a mesma intensidade normal, como a prática de exercícios físicos. Mas, existem exercícios indicados para grávidas? Claro que sim! Neste post selecionamos as principais opções para a futura  mamãe se exercitar durante a gestação. Confira!

Benefícios dos exercícios para grávidas

Durante a gestação, uma mulher pode ganhar pelo menos de 12 a 14 quilos no seu peso, e isso é normal. Quem já possui uma rotina de exercícios físicos, é recomendável que continue praticando, de acordo com recomendações médicas. As futuras mamães que não praticam nenhuma atividade, podem começar e com a orientação de um profissional. 

Os exercícios para grávidas ajudam também na saúde do bebê. As atividades físicas fortalecem os músculos, auxiliam no controle do ganho de peso, melhoram o condicionamento cardiovascular e do sistema respiratório. Além disso, diminui o inchaço, melhorando o retorno venoso e linfático do corpo.

Principais exercícios para grávidas

Confira quais são os exercícios mais indicados para as grávidas praticarem:

Hidroginástica

A hidroginástica é um exercício muito indicado para as grávidas. Além da água gerar um conforto para as mulheres, elas não sentem o peso da barriga durante a prática da atividade. Esse exercício pode ser praticado durante os 9 meses de gestação, inclusive pelas mulheres que eram sedentárias antes da gravidez. A hidroginástica reduz as dores nos pés, no fundo das costas, o inchaço das pernas e pode ajudar a diminuir as dores do parto.

Yoga

O yoga é um exercício que trabalha o corpo e a mente das gestantes. A sua prática ajuda muito no relaxamento. Ele trabalha o abdômen e, por esse motivo, é recomendado para as mulheres que já praticavam o exercício antes da gravidez. Com o passar das semanas, será mais difícil fazer os treinamentos, devido ao aumento da barriga. Porém, as academias já possuem programas voltados para as gestantes continuarem praticando.

Caminhada

A caminhada é uma das atividades físicas mais fáceis de se fazer. Ela é recomendada para as grávidas que não praticavam nenhum exercício antes da gestação. Ela pode ser feita até 5 vezes por semana, durante uma hora por dia. Para facilitar, deve-se utilizar roupas leves, tênis com amortecedores e beber bastante água. Recomenda-se também, fazer em horários de sol fraco e controlar a frequência cardíaca.

Pilates

O pilates também é um ótimo exercício para grávidas. Ele utiliza o próprio peso do corpo para trabalhar os músculos. Dessa forma, não é recomendado para todas as gestantes, principalmente as sedentárias. Esse exercício melhora a respiração, a frequência cardíaca e ajuda na postura. Além disso, alonga e fortalece os músculos.

Musculação leve

A musculação também é um exercício para grávidas, desde que realizada de forma moderada. Ela pode ser feita por qualquer gestante, mesmo aquelas que nunca praticaram exercícios físicos. Ela fortalece os músculos, melhora a postura e diminui as dores nas costas. As grávidas que já faziam musculação antes, podem continuar, porém, diminuindo os pesos para evitar sobrecarga na coluna, joelhos, tornozelos e pés.

Exercícios que não são indicados para as grávidas

Existem alguns exercícios que devem ser evitados pelas gestantes. Em geral, são aqueles de grande impacto ou que geram maior desgaste muscular. São eles:

– Musculação pesada;

– Corridas extensas e rápidas;

– Lutas;

– Aulas aeróbicas como jump ou saltos;

– Exercícios que trabalham muito o abdômen;

– Futebol, vôlei, basquete e demais exercícios com bola e contato brusco;

– Bicicleta (nos últimos meses de gestação);

– Atividades em grandes altitudes, dentre outros.

Essas foram algumas dicas de exercícios para grávidas. Lembre-se, consulte sempre um médico antes de praticar qualquer atividade física. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS