Dieta Low Carb: o que saber

2
499

São muitas as opções nos dias atuais de dietas prometendo muitos milagres, para quem se interessa sobre o assunto é importante saber sobre a dieta Low Carb, como faze-la e seus benefícios.

A busca por um corpo perfeito, se livrar daquelas gordurinhas indesejáveis e atingir o peso ideal é o sonho da maior parte das pessoas atualmente e muitas acabam recorrendo a dietas milagrosas.

Na internet é fácil encontrar uma quantidade muito grande de informações, porem nem sempre são confiáveis, é preciso muita pesquisa e encontrar sites confiáveis que falem sobre o assunto.

A dieta Low Carb é uma dieta que está muito em alta e vem sendo adotada por muitas pessoas.

O que você precisa saber sobre dieta Low Carb

Primeiramente vamos definir o que ela significa, Low Carb significa pouco carboidrato ou baixo carboidrato, ou seja, não é a exclusão de carboidratos da rotina e sim a redução deles.

Sendo assim é necessário a definição dos tipos de carboidratos existentes:

Os carboidratos complexos, que são encontrados em cereais e massas integrais, assim como em raízes e alguns legumes, como: batata, batata doce, mandioca, abobora, mandioquinha ou inhame.

Os carboidratos simples são os doces e guloseimas em geral, são considerados calorias vazias pois não oferecem nenhum benefício quanto a vitaminas e minerais para o nosso corpo.

Na dieta Low Carb recomenda-se a ingestão, em menores quantidades de carboidratos complexos e a exclusão de carboidratos simples, os outros grupos de alimentos são permitidos, lembrando que é recomendado o uso de alimentos naturais e a exclusão de alimentos industrializados.

Alimentos permitidos para quem quer seguir a dieta Low Carb

Como já foi citado anteriormente a dieta Low Carb não restringe nenhum alimento, nem mesmo os carboidratos, o que muda são as quantidades e proporções que os macronutrientes estarão presentes.

É preciso aprender sobre os alimentos principalmente os que são fontes de carboidratos para se realizar escolhas corretas e saudáveis.

A dieta Low Carb é considerada maleável pois permite que o usuário consuma alimentos de todos os grupos alimentares e ainda alguns considerados mais gordurosos como o bacon, manteiga e banha de porco.

Porem vale lembrar que para ajustar a dieta conforme a sua necessidade individual é necessário procurar um nutricionista, realizar dietas sem prescrição pode trazer prejuízos a sua saúde.

Benefícios da dieta Low Carb

Os benefícios são vários, vamos mostrar alguns mais relevantes:

  • Com a redução do consumo de carboidratos você conseguira perder peso mais rápido, pois o seu organismo utilizará como fonte de energia a gordura corporal acumulada, os resultados são rapidamente visíveis;
  • Para os praticantes de musculação e que pretendem ter um maior ganho de massa magra a dieta Low Carb é ideal, devido a maior quantidade de proteínas na dieta e elas são as responsáveis por este aumento;
  • Traz uma sensação de saciedade maior pois a proteína e as fibras da dieta são digeridas mais devagar que os carboidratos;
  • Para os pacientes portadores de diabetes a dieta Low Carb auxilia no controle da glicemia e evita picos de insulina;
  • A longo prazo ela reduz a vontade de comer doces em exagero;
  • Com a redução de açúcar no sangue traz uma melhor qualidade do sono e do seu humor.

Para potencializar os efeitos da dieta é necessário a pratica de alguma atividade física, a academia Pratique Fitness possui vários planos disponíveis para a sua necessidade, entre em nosso site https://pratiquefitness.com.br/ e confira nossas modalidades e planos.

Por isso para quem ainda possui duvidas e pretende começar a seguir esta estratégia é importante saber o que é a dieta Low Carb para usa-la de modo correto e seguro, lembre-se também de procurar um nutricionista para avaliações mais completas.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Sou adepto da dieta low carb há muitos tempo, já vi os resultados positivos que a dieta pode trazer para a nossa saúde, mas o que eu acho mais legal nesta dieta é a forma como nosso organismo nuda apos o seu início. Passamos a nos sentir mais fortes e com muito menos fome.
    Ótimo artigo, parabéns

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here