A maioria das mulheres busca com os exercícios físicos emagrecer, manter a boa forma e a saúde. Nessa lógica, elas priorizam os exercícios aeróbicos e outros do tipo, mas, na hora da musculação, a concentração dos interesses é evidente: pernas, glúteos e barriga. Mas é possível ter um braço definido sem perder as características femininas?
Não é raro que os braços fiquem “esquecidos”, e isso acontece principalmente pelo medo de ficar musculosa. Embora há alguns anos, músculos visíveis em braços femininos fossem até moda, esse estereótipo é fortemente associado à masculinidade e não gera nenhum atrativo para quem preza pela aparência feminina.
Contudo, esse receio é mais um mito do que uma realidade. É possível ter um braço definido e feminino! Isso é importante, afinal, não faz sentido estar com o corpo todo torneado e os braços flácidos, concorda?
Então, vamos lá. Se você tem essa preocupação e está buscando por uma forma de malhar braço sem ficar musculosa, esclareceremos sobre o assunto para acabar com as assombrações!
1. Ter um braço definido e musculoso não é fácil
Hein? Por que estamos começando por aqui? É muito simples. Dificilmente uma pessoa terá um braço musculoso, com hipertrofia, se não tiver esse objetivo bem determinado e investir seu treino nisso. Não é algo que acontece com naturalidade, mas sim com muito esforço e dedicação.
Então, não faz sentido ter medo de ficar musculosa por malhar o braço! É verdade que algumas pessoas têm mais facilidade em adquirir uma musculatura aparente e delineada por fatores genéticos ou por estarem com um percentual de gordura muito baixo.
Quer evitar isso? Converse com o seu professor da academia e explique a situação. Ele com certeza vai saber o que fazer para te ajudar a definir seu braço sem ter resultados indesejados.
2. Exercícios para definição e hipertrofia são diferentes
Se você já frequenta uma academia, deve ter percebido que a bateria de treinos de cada pessoa é diferente. No caso dos treinos voltados para homens e para mulheres, essa diferença é ainda mais evidente.
Isso porque a maioria dos homens quer definir a parte superior do corpo de uma forma mais intensa. Do lado oposto, boa parte das mulheres estão mais preocupadas com a parte inferior. Isso diz respeito até mesmo à fisiologia própria de cada sexo, não é?
Então, naturalmente, o exercício para malhar braço feminino não tem objetivo de hipertrofia, mas apenas de queimar gordura e definir os braços: dar adeus para o indesejado balanço do “músculo do tchau”. Entende? Não há com o que se preocupar.
3. Então, como malhar braço feminino sem ficar musculosa?
Isso vai depender do seu percentual de gordura e da sua predisposição genética. Se você tiver um baixo percentual de gordura ou facilidade em fortalecer o músculo, peça uma supervisão especial para seu professor.
Se não for o caso, fica tranquila! Os treinos de musculação feminina não têm o objetivo de hipertrofia, a não ser que você queria isso. O aspecto nutricional também poderá fazer toda a diferença nesse processo. Converse com seu nutricionista sobre o assunto que ele vai saber como te ajudar nessa missão.
Para saber mais sobre como deixar o seu braço definido e ficar ainda mais informada sobre a musculação feminina, continue com a gente e leia nosso artigo: Musculação Feminina: conheça nossas 4 dicas e, se tiver mais dúvidas, deixe um comentário e tentaremos te ajudar!