Conheça quais alimentos têm proteína e saiba como equilibrá-los em sua dieta!

2
1272

A proteína é um nutriente com muitos benefícios para o corpo, principalmente para quem deseja emagrecer ou definir a musculatura. Mas, você sabe por que a proteína tem essa importância? A proteína é um composto de cadeias de aminoácidos, que aumenta a produção de anticorpos, isto é, te deixa mais resistente a diversos tipos de doença!

Além disso, ela é capaz de influenciar a capacidade de contração dos músculos e construção de novos tecidos. Bom, né? Então, agora vamos ver quais alimentos têm proteína e como você poderá fazer o melhor uso deles.

1. Quais alimentos têm proteína?

Você vai encontrar proteína em todos os alimentos de origem animal, isto é: carnes diversas, ovo, leite e derivados. A quantidade de proteína em cada um desses alimentos é variável, então, a dica é: quanto mais orgânico eles forem, mais vão conservar uma boa quantidade de proteína.

E vegetal, tem proteína? Tem também! A lenda de que vegetarianos eram prejudicados em sua dieta por não consumirem proteína já está mais que batida! Existem vários alimentos de origem vegetal que possuem proteína e basta consumi-los da forma correta para que ela nunca falte no organismo.

2. Proteína engorda? Como devo consumir?

Como você já deve ter percebido, existem dois tipos de proteína: a proteína vegetal e a proteína animal. Os dois tipos são importantes para a saúde, ajudam no emagrecimento e definição dos músculos. O ideal é combinar esses dois tipos de proteína na alimentação.

Contudo, como qualquer outro alimento, a proteína não é o único componente presente… então, você deverá ficar atento, também, às gorduras e calorias de cada alimento, para equilibrar o consumo de proteína com o de outras substâncias na sua dieta.

3. Quais são os alimentos mais ricos em proteína?

Quais alimentos têm proteína em maior quantidade? Bem, são os de origem animal. O frango é o campeão da proteína, acompanhado de uma porcentagem calórica menor do que as carnes de boi e de porco. Então, é uma boa investida. Depois, vem a carne de vaca e o queijo. Esse é o top 3 dos alimentos ricos em proteínas!

4. Como fazer bom uso da proteína vegetal?

Mesmo se você não for vegetariano, é importante combinar a proteína vegetal com a proteína animal em sua alimentação, pois os vegetais trazem vários outros nutrientes importantes para o corpo. Contudo, ao contrário do que se pensa, nem sempre eles têm um percentual calórico menor.

Como as proteínas vegetais mais populares são os grãos e as oleaginosas, é importante ficar atento aos teores de caloria e gordura nesses alimentos para não furar a dieta. No entanto, existem algumas verduras pouco presentes em listas de vegetais com muita proteína, como a couve, o brócolis e o espinafre que podem resolver esse problema.

Como consumir? Combine diferentes alimentos com proteína vegetal! Essa é a melhor forma. Assim você fortalece a qualidade da proteína desses alimentos.

Combinar uma dieta equilibrada em proteínas e exercícios físicos é tudo de bom! Afinal, elas auxiliam no emagrecimento, na contração dos músculos e renovação dos tecidos. Isto é, as proteínas vão tornar os resultados dos seus exercícios ainda melhores.

Só que é importante se lembrar do seu objetivo com os seus exercícios para buscar um consumo de proteínas adequado para isso. Por exemplo, quem quer emagrecer e definir razoavelmente a musculatura não vai fazer a mesma dieta de quem tem o objetivo de hipertrofia.

Procurar um nutricionista para fazer tudo direitinho é sempre o ideal! Mas você também pode buscar saber,  além dessas opções que citamos, quais alimentos têm proteína e mais informações úteis sobre uma alimentação saudável. Continue por aqui, lendo o nosso artigo sobre os alimentos com calorias negativas. Você já ouviu falar sobre eles?

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here