Como voltar as atividades físicas após o pós-parto?

0
294

Para muitas mães é uma grande dúvida saber como voltar as atividades físicas após o pós-parto, separamos algumas dicas para melhor esclarece-las.

A pratica de atividade física é essencial em todas as fases da vida de uma mulher, além de proporcionar bem-estar físico e mental auxilia na queima de calorias e manutenção do peso.

Muitas mulheres no pós-parto encontram muita dificuldade em recuperar o corpo de antes da gravidez e recorrem aos exercícios físicos para tenta-lo, porem as vezes acabam fazendo de forma errada e prejudicando outras funções do seu organismo.

Quando e como voltar as atividades físicas após o parto

Cada mãe terá o seu próprio tempo de recuperação, é preciso que antes de qualquer coisa a lactente consulte seu médico e espere a liberação dele.

Os tipos de parto também podem gerar variação em relação ao tempo de repouso, a cessaria demanda um pouco mais de tempo devido a recuperação tecidual ser mais lenta.

Aproximadamente em torno de 30 a 40 dias os médicos costumam a liberar os exercícios mais leves e de menor duração, pois sua energia estará voltada na produção de leite, nestes casos é necessário também a orientação de educadores físicos para a execução correta.

Atentar-se a alguns cuidados é fundamental, usar sutiãs de alça mais larga ou tops para dar maior sustentação aos seios que agora são mais pesados é um dos principais.

A academia Pratique Fitness conta com um time de profissionais para te ajudar neste momento, conheça nosso site https://pratiquefitness.com.br/ e nossos planos para te ajudar neste momento.

Quais atividades recomendadas e quais não são recomendadas

Comece devagar e vá no seu ritmo, se você já praticava algum exercício físico antes do parto será mais fácil retomar, as gestantes mais sedentárias ou que precisaram fazer repouso mais intensa poderão começar a se exercitar mais de forma mais lenta e gradual.

Aguardar a liberação do médico é fundamental para respeitar o tempo correto de repouso e readaptação do seu corpo.

As atividades recomendadas para as mamães:

  • Caminhadas;
  • Hidroginástica;
  • Ioga junto com o bebe;
  • Musculação;
  • Ginástica localizada;
  • Alongamentos;
  • Pilates;
  • Alguns podem ser feitos em casa como: agachamentos, abdominais e exercícios para as pernas.

Algumas atividades físicas que não são recomendadas como:

  • Exercícios de alto impacto;
  • Atividades envolvendo bolas ou outros objetos;
  • Esportes radicais;
  • Acrobacias muito elaboradas

Cuidados que devem ser tomados

O pós-parto ainda que tenha sido tranquilo é um momento delicado em que a mulher necessita de cuidado especiais.

Se o parto foi normal a recuperação é mais rápida as atividades físicas ajudam a reestabelecer o alongamento normal dos tecidos e músculos abdominais e pélvicos.

Já nos casos de parto cesariana os cuidados são um pouco mais demorados e especiais, pois além de o corpo da mulher necessitar do tempo para voltar os tecidos a normalidade é necessário o repouso enquanto ainda não foram retirados os pontos.

É preciso dar o tempo certo para o corpo se recuperar do corte e estar preparado para receber atividades mais intensas.

Para as mães que amamentam também existem alguns cuidados, a pratica de atividade física muito intensa pode prejudicar a produção de leite, sendo recomendado exercícios mais leves e de menor duração.

A própria produção de leite e amamentação exclusiva já induz a uma queima de calorias muito maiores para as mães.

Vale lembrar que é recomendado que a lactente consulte seu médico para a autorização da pratica de atividades físicas e a procura por profissionais de educação física para a execução correta dos mesmos.

Com estas dicas esperamos que tenha sanado suas dúvidas em relação a como voltar as atividades físicas após o parto e contribuído para uma melhor qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here