HomeDicasComo não se lesionar no treino em casa?

Como não se lesionar no treino em casa?

Com a pandemia, muitas pessoas estão evitando frequentar academias para se proteger para não ser contaminado com o vírus, por isso estão procurando por alternativas de exercícios para fazer em casa, contudo, é importante saber como não se lesionar no treino em casa.

Como não se lesionar em casa: 5 dicas e cuidados importantes

Não deixar de fazer atividades físicas é o mais importante, já que com a pandemia muitas pessoas estão deixando de frequentar as academias. Existem diversos exercícios que podem ser feitos em casa e que são benéficos para a saúde, mas é importante saber como não se lesionar no treino em casa.

Na academia você tem a orientação dos instrutores na hora de fazer exercícios, já em casa não, por isso alguns cuidados a serem tomados são de extrema importância. Uma lesão pode ser impeditivo a continuidade dos exercícios, além de causar dor, então nem todo cuidado é de mais.

5 Dicas e cuidados para um treino seguro e em casa:

  1. Respeite os limites do seu corpo

Essa além de dica é uma regra, que deve ser seguida para todas as atividades, respeitar o corpo é fundamental em qualquer exercício. O autoconhecimento é importante para conhecer os limites do corpo e evitar se machucar.

  1. Faça um alongamento antes do treino

O alongamento é uma forma de preparar o corpo para o treino, é uma forma de avisar o corpo e de prepara para atividades que exijam mais força. O corpo fica aquecido e ainda melhora o desempenho no momento do treino.

  1. Faça os exercícios corretamente

Uma das formas eficientes de como não se lesionar no treino em casa é procurar fazer os exercícios corretamente, como em casa não tem instrutor para ajudar com isso, a dica é procurar na internet, lá tem muitos vídeos que mostram como devem ser feitas as séries de diversos tipos de treino.

  1. Utilize um espelho para melhorar o desempenho

É importante manter o alinhamento do corpo, principalmente na região da coluna, para não se machucar. O espelho é muito útil, pois com ele você pode observar sua postura diante dos movimentos e pode corrigi-los caso necessário.

  1. Se for utilizar os pesos tenha ainda mais cuidado

Os treinos com pesos são excelentes para fortalecer os músculos, mas tenha cuidado e sempre os use corretamente, pois eles podem ajudar a causar lesões.

Exercícios que podem ser feitos em casa

Existem diversos exercícios que podem ser feitos em casa e complementar os seus treinos, alguns deles são:

  • Prancha abdominal

A prancha é um excelente exercício, pode parecer simples, mas trabalha diversos músculos do corpo e trás benefícios como: tonifica a musculatura do abdômen, das coxas e pernas, glúteos, braços e costas.

  • Flexão de braço

A flexão é excelente para a musculatura dos braços, é um dos exercícios preferidos dos homens, justamente por esse motivo, também é um exercício que dá resultado e pode ser feito em casa.

  • Agachamento

Os agachamentos trabalham muito as coxas e os glúteos, já esse é um dos preferidos das mulheres, é um exercício feito com o peso do próprio corpo, fácil e que dá resultado rápido.

  • Afundo

O afundo, assim como o agachamento trabalha glutes e coxas com o peso do corpo, é fácil de fazer e não exige nenhum acessório.

A Pratique Fitness é a melhor e maior academia de Belo Horizonte e região, oferece uma estrutura de qualidade e profissionais preparados para atender o público, lá você encontra diversas modalidades de atividades para praticar.

Siga essas dicas de como não se lesionar no treino em casa e faça exercícios com mais segurança para aproveitar os benefícios.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS