Como funciona treino de perna taekwondo?

1
1119

O Taekwondo é um sistema de exercícios simétricos ou técnicas de corpo projetado para defesa pessoal e contra-ataque em combate desarmado, fazendo uso das mãos e pés como armas de defesa.

O Taekwondo une mente e físico

No entanto, o Taekwondo não é apenas uma habilidade física, é também um modo de pensar e viver. Através de rígida disciplina, o Taekwondo treina tanto o corpo quanto a mente, dando grande ênfase ao desenvolvimento do caráter moral. Em outras palavras, o controle da mente, e a autodisciplina devem acompanhar a graça física.

O treinamento de Taekwondo consiste em endurecer o corpo através da prática das várias formas de ataque e defesa. Esse sistema de combate desarmado envolve a habilidosa aplicação de socos, saltos, chutes, esquivas, bloqueios e ações de sparring; dirigido para o objetivo de neutralizar um agressor. Suas técnicas são principalmente chutes fortes, socos e bloqueio, mas também incluem o uso de movimentos circulares da mão.

Por que o treino de perna é importante?

Tae” é uma palavra coreana que é sinônimo de “chute”, assim, você já deve ter percebido que eles estão presentes com destaque dentro das técnicas do Taekwondo. Por isso, essa é uma modalidade d eluta que exige muito dos membros inferiores.

Os exercícios de perna são essenciais para os lutadores de artes marciais porque permitem a execução de técnicas de chute com maior força aplicada e com maior eficiência. Esse treino visa fortalecer os músculos da coxa, panturrilha e também do quadril.

Entre as várias técnicas de chute características, existem cinco que se destacam:

  • Chute frontal (AP Chagi):

Para que essa técnica funcione o lutador precisa estar posicionado a pelo menos uma perna de distância do seu oponente.

  • Chute lateral (Yeop Chagi):

Esse golpe é desferido com o oponente posicionado na sua lateral e você deve ficar com o corpo direcionado para sua frente. Assim, no momento do chute é preciso que você se equilibre em uma única perna enquanto a outra é flexionada para atingir a outra pessoa.

  • Chute gancho (Huryo Chagi):

O chute gancho é bastante conhecido no Taekwondo e é desferido quando o oponente está levemente posicionado na sua latera.

É preciso flexionar o joelho  da perna utilizada no chute e traze-la para perto do tórax, esticando a perna em seguida e desferindo o golpe. Essa técnica demanda bastante equilíbrio e concentração.

  • Chute para trás (Dwi Chagi):

Esse também se configura em golpe muito importante no treino de pernas taekwondo. Nesse caso é preciso ficar de costas para o adversário a certa distância.

A perna é então erguida para a frente,  e o joelho deve ser flexionado a fim de conseguir maior impulso. O golpe é desferido para trás enquanto o corpo é girado no mesmo sentido da perna que está desferindo o golpe.

  • Chute circular (Dollyo Chagi):

Já na posição do chute, você deve girar o seu corpo com a sola do pé como apoio. Esse movimento de girar será o responsável pela potência infligida ao golpe. Logo após, estique  a outra perna em direção ao oponente.

Uma dica muito importante, além de melhorar a técnica, é ter a capacidade de relaxar. Trabalhe nisso. Quanto mais você for capaz de relaxar, mais energia será capaz de armazenar em seus tendões e mais rápido será capaz de mudar de golpe.

Todos os alongamentos e exercícios devem ser supervisionados por um instrutor treinado, a fim de prevenir lesões e garantir que a técnica apropriada seja utilizada. Se você teve uma lesão ou dor, por favor consulte um médico antes de iniciar qualquer programa de alongamento ou exercício.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here