Como funciona treino de velocidade taekwondo?

0
442

O taekwondo é uma arte marcial antiga originada na Coréia. Como todo esporte do tipo a velocidade é algo imprescindível para os praticantes.

A velocidade deve ser considerada de extrema importância, pois afeta seu desempenho ao praticar qualquer arte marcial e também as técnicas que você está realizando em uma situação de combate.

Ao aumentar sua velocidade, você não está apenas garantindo que pode acertar seu alvo mais rápido e produzir mais danos; significa também, está apto a voltar à sua posição original muito mais rapidamente, preparando-se para o próximo ataque..

Como aumentar a velocidade?

A velocidade de percepção pode ser aumentada expondo-se repetidamente a situações que requerem análise instantânea. Ou seja, a melhor alternativa é treinar sempre.

Treinar ensina como é um ataque antes que aconteça e também te ajuda a estar alerta o tempo todo. O estado de alerta é uma das chaves para a velocidade de percepção. Você não pode analisar a situação se não perceber que ela existe.

A velocidade de execução é o tipo de velocidade na qual a maioria das artes marciais se concentra. Técnicas de execução como chutes e socos com velocidade ocupam uma grande parte dos estágios intermediários e avançados do treinamento.

A velocidade de execução pode ser melhorada através da atenção aos detalhes. Mudar para uma postura pronta no último minuto desperdiça tempo. Comece cada movimento com uma postura pronta e relaxada. Se você for socar, tenha as mãos em posição. Se você for chutar, mude seu peso para apoiar a perna e relaxe sua perna chutando. Mudar seu peso e posicionar suas mãos pode levar mais tempo do que o golpe aplicado. Antecipe o que é necessário e esteja preparado.

Pratique

Quando você aprender uma nova habilidade, pratique lentamente no início para treinar seus músculos na execução correta do movimento e acelere gradualmente. Ao acelerar o movimento, tome cuidado para não perder a precisão que você aprendeu no estágio inicial.

Observar as leis do movimento também é importante para a velocidade de execução. Se você balançar os braços e se virar descontroladamente ao chutar, seu chute será lento. Se você estabilizar sua postura, sua velocidade de chute aumentará.

Se você socar com o braço, sua velocidade será lenta. Se você golpear pegando impulso a partir de seus quadris, sua velocidade e força aplicada aumentarão.

Relaxe

Finalmente, relaxe para criar velocidade. Músculos tensos têm mais dificuldade em responder às suas demandas intensas do que músculos relaxados. Relaxe um pouco antes do movimento e mantenha uma quantidade mínima de tensão durante o movimento. O relaxamento economiza energia e diminui a quantidade de força necessária para mover seu corpo rapidamente.

Se o seu punho disparar em um movimento de soco, ele deve retornar ao longo do mesmo caminho para ser eficiente e eficaz. Se você executar um chute lateral e soltar a perna no chão imediatamente após o impacto, você estará desequilibrado.

O treinamento de velocidade e agilidade é fundamental para qualquer grande atleta, seja em artes marciais ou em qualquer outro esporte.

É verdade que a genética desempenha um papel importante no desenvolvimento desses atributos e alguns indivíduos parecem ter nascido com eles e outros não. Mas qualquer um pode melhorar sua velocidade e agilidade com o plano de treinamento adequado.

Treinar velocidade deve ser um exercício também mental. S concentração, a capacidade de analisar as situações sem desviar o foco do alvo também são melhoradas através do treino contínuo e devem ser observada pois corpo e mente trabalham em conjunto no taekwondo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here