HomeAcademiaCARGA NA MUSCULAÇÃO: É REALMENTE DETERMINANTE PARA A HIPERTROFIA?

CARGA NA MUSCULAÇÃO: É REALMENTE DETERMINANTE PARA A HIPERTROFIA?

Na jornada incessante em busca da hipertrofia muscular, é comum testemunhar a obsessão crescente por aumentar a sobrecarga e modificar padrões de movimento. A crença generalizada é de que mais peso equivale a maiores ganhos hipertróficos.

No entanto, desvendar essa relação complexa entre carga na musculação e hipertrofia revela nuances cruciais que vão além dos números na balança.

Faça sua matrícula!
Faça sua matrícula!

É possível hipertrofiar com pouca carga?

Então, recapitulando, você consegue sim gerar hipertrofia com cargas menores e até mesmo sem carga, porém, para obter os maiores ganhos de hipertrofia, cargas acima de 65% de 1RM são mais adequadas.

Qual a carga ideal para hipertrofia?

O treinamento para hipertrofia, com repetições entre 6 e 12, é o mais eficiente para promoção de saúde, qualidade de vida, reabilitação e estética. A faixa de repetições utilizada em treinamento guarda proporcionalidade com o porcentual de carga máxima.

O que é melhor para hipertrofia volume ou intensidade?

Já em relação à hipertrofia, os treinos de alto volume são mais eficazes para alcançar o máximo de resultados. Contudo, os treinos de baixo e médio volume também promovem aumento muscular, porém em menor escala.

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

Carga na musculação: é realmente determinante para a hipertrofia?
Carga na musculação: é realmente determinante para a hipertrofia?

Desmistificando a sobrecarga extrema: qualidade versus quantidade!

Contrariando a ideia de que a pessoa ao seu lado, levantando mais peso, está automaticamente submetendo seus músculos a uma tensão superior, é fundamental compreender que a sobrecarga excessiva pode comprometer a aplicação específica de força. Esse desequilíbrio pode resultar em tensões compensatórias e difusas nos membros, recrutando grupos musculares acessórios em detrimento dos primários. Em alguns casos, mais carga não se traduz necessariamente em mais tensão muscular, e isso pode impactar negativamente os resultados hipertróficos desejados.

Iniciantes e o controle motor: peso versus técnica de movimento!

A observação da execução de um iniciante revela a interconexão entre o controle motor precário e a capacidade limitada de estabilização do corpo. Esses fatores resultam na perda da técnica de movimento, afetando diretamente o tempo de tensão e a quantidade de tensão muscular exercida pela sobrecarga. A qualidade da execução do movimento é, portanto, crucial para otimizar os resultados hipertróficos.

A sobrecarga além dos quilos: percepção e eficiência muscular!

É imperativo compreender que o aumento da sobrecarga não se resume à adição de mais pesos. Em muitos casos, uma sobrecarga excessiva pode levar à perda de controle no movimento, comprometendo as fases de contrações fundamentais para a hipertrofia. A ênfase deve ser na percepção de fadiga e falha muscular, não apenas na quantidade de quilos levantados.

Começar a ser Pratique!
Começar a ser Pratique!

Treine seus músculos, não seu ego: estratégias eficientes para hipertrofia!

A mensagem é clara para aqueles que buscam a hipertrofia: nosso sistema muscular não reconhece números; é o nosso cérebro que os interpreta. Treinar o ego não leva aos resultados desejados. A ênfase deve ser em treinar os músculos, focando na percepção de fadiga e falha muscular, ao invés de se prender a números na barra de pesos.

Objetivo: falha muscular eficiente!

O cerne do treinamento voltado para a hipertrofia reside em levar a musculatura à falha concêntrica ou excêntrica. Isso significa sobrecarregar os músculos até sua capacidade máxima. A fórmula é simples: contraia ao máximo, mantenha movimentos amplos e, quando a falha se aproximar, ajuste a amplitude sem interromper. O foco deve ser no estresse eficiente do sistema muscular, indo além dos números na carga.

Uma abordagem inteligente para a hipertrofia!

Na busca por resultados expressivos, é crucial adotar uma abordagem inteligente. A carga na musculação é um componente importante, mas sua aplicação deve ser cuidadosa e estratégica. A qualidade da execução, a percepção muscular e a busca pela falha eficiente são elementos-chave. Busque sempre a orientação de profissionais capacitados para guiar sua jornada de treinamento, garantindo eficácia e segurança. A verdadeira transformação muscular vai além dos números na barra; está na sabedoria de treinar com inteligência, respeitando os limites do corpo e priorizando o progresso sustentável.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Carga na musculação: é realmente determinante para a hipertrofia?
Carga na musculação: é realmente determinante para a hipertrofia?

Sempre tem uma academia Pratique perto de você!

 

Vem ser Pratique!
Vem ser Pratique!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS