HomeAcademiaAPRENDA A PREVENIR A BURSITE NO OMBRO: DICAS E ORIENTAÇÕES!

APRENDA A PREVENIR A BURSITE NO OMBRO: DICAS E ORIENTAÇÕES!

Você já se perguntou o que é bursite no ombro e como evitar esse desconforto incômodo? Antes de explorarmos as estratégias de prevenção, vamos compreender o que é a bursa e porque ela desempenha um papel crucial na saúde do ombro.

A palavra “bursa”, originária do latim e significando bolsa, refere-se a estruturas presentes em áreas de atrito do corpo humano, como ombro, cotovelo, joelho e pé. No ombro, a bursa em questão é denominada subacromial, protegendo o tendão supraespinal do impacto contra o acrômio, um osso localizado na parte superior do ombro.

Faça seu exame de bioimpedância com a Pratique
Faça seu exame de bioimpedância com a Pratique

Como evitar a bursite no ombro?

Ela se baseia em tratar adequadamente o manguito rotador, que são os tendões que a bolsa protege. Dessa forma, são indicados alongamentos e exercícios de fortalecimento para os tendões do manguito rotador e, claro, evitar sobrecarga, principalmente movimentos altos acima da cabeça e evitar dormir de lado sobre o ombro.

Como fortalecer o ombro com bursite?

Opte por um peso ou alter, não muito pesado, mas que você consiga realizar o movimento, com certa resistência. Segurando um peso ou halter em cada mão, eleve os braços acima da cabeça, formando um ângulo de 90º entre braço e antebraço. 

Qual é a causa da bursite?

A bursite é uma inflamação de alguma Bursa, que pode ser originada por sobrecargas excessivas causadas por movimentos repetitivos nas principais articulações do corpo. Lesões traumáticas também podem ser a causa. Geralmente, esta patologia pode ser tratada com anti-inflamatórios, repouso, meios físicos e fisioterapia.

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

Aprenda a prevenir a bursite no ombro: dicas e orientações!
Aprenda a prevenir a bursite no ombro: dicas e orientações!

Em circunstâncias normais, as paredes dessa “bolsa” permanecem unidas, sem líquido em seu interior. Contudo, quando ocorre atrito excessivo, há a produção de líquido na bursa, numa tentativa de proporcionar uma camada adicional de proteção ao tendão.

O atrito exacerbado na bursa surge quando há um contato excessivo entre o tendão supraespinal e o acrômio. Isso frequentemente ocorre durante atividades que demandam esforço intenso, especialmente quando o ombro é elevado acima de 90 graus, como em diversas práticas com as mãos acima da cabeça. Não significa que essas atividades devam ser evitadas, mas sim realizadas com cautela e atenção ao posicionamento escapular.

Durante exercícios que requerem movimentos acima da cabeça, como musculação, tênis, vôlei e handebol, é essencial que os músculos da cintura escapular operem de maneira coordenada para minimizar o risco de desenvolver bursite. Adicionalmente, a capacidade de realizar esses esforços aumenta progressivamente com o treinamento gradual. Evitar o erro comum de se esforçar além da capacidade momentânea, sem a devida preparação, é fundamental para prevenir a bursite.

A distensão das paredes da bursa resulta em dor, e embora a bursite isolada responda bem a tratamentos com anti-inflamatórios e fisioterapia, a identificação e correção dos fatores desencadeadores são cruciais. Ignorar esses fatores pode levar à recorrência do problema.

Saiba mais!
Saiba mais!

Estratégias eficazes para prevenir a bursite no ombro!

Treinamento gradual e progressivo: Evite sobrecarregar os ombros com esforços além da capacidade atual. Adote uma abordagem gradual para permitir que os músculos se fortaleçam progressivamente.

Atenção ao posicionamento escapular: Durante atividades que envolvem movimentos acima da cabeça, mantenha uma postura adequada da cintura escapular. Isso reduzirá a pressão sobre a bursa e o tendão supraespinal.

Adequada preparação para atividades intensas: Antes de se envolver em atividades intensas, certifique-se de preparar os músculos e articulações. O aquecimento adequado é essencial para evitar lesões.

Monitoramento da intensidade: Esteja ciente dos limites do seu corpo e evite esforços excessivos, especialmente durante períodos de treino intenso. Respeite os sinais de fadiga e dê tempo para a recuperação.

Fisioterapia preventiva: Considerar sessões de fisioterapia mesmo antes da manifestação da bursite pode fortalecer os músculos envolvidos e prevenir problemas futuros.

A prevenção da bursite no ombro é uma jornada de cuidado consciente com o corpo. Ao adotar práticas cuidadosas, respeitando os limites e fortalecendo os músculos de maneira gradual, é possível desfrutar de uma vida ativa e livre de dor no ombro. Esteja atento aos sinais do seu corpo, cuide bem dele, e conquiste uma jornada de saúde e bem-estar duradoura.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Aprenda a prevenir a bursite no ombro: dicas e orientações!
Aprenda a prevenir a bursite no ombro: dicas e orientações!

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

 

Eu quero fazer parte da Pratique!
Eu quero fazer parte da Pratique!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS