Aulas de hidroginástica com bola

0
432

As aulas de hidroginástica com bola são uma ótima alternativa para quem deseja começar um novo exercício físico, mas não pensa em iniciar atividades convencionais de musculação.

É muito comum pensar que as aulas dentro da água não são eficazes quando o assunto é emagrecimento ou definição muscular, porém isso é um erro e essa ideia não deve ser levada adiante.

Há diversos benefícios proporcionados pela hidroginástica, benefícios que você irá conhecer aqui, além de muitas outras informações que irão te convencer que essa pode ser uma ótima alternativa.

Aula de hidroginástica com bola

As aulas de hidroginástica com bola são uma alternativa às aulas convencionais, sem equipamentos. Essas bolas podem ser de diversos tamanhos e pesos, tudo depende do seu objetivo.

Quando o objetivo do aluno é ganhar massa muscular, uma opção é usar bolas bem pesadas e realizar movimentos dentro d’água com elas. A água exerce uma força contrária ao movimento, assim como o ar, mas como a sua densidade é maior será necessário aplicar muito mais força.

Para quem deseja melhorar aspectos como elasticidade e movimentos mais simples, é possível utilizar até mesmo bolas de vôlei. Aliás, essas bolas são muito interessantes nas aulas em grupo.

A duração de uma sessão de hidroginástica varia de quarenta e cinco minutos até aproximadamente uma hora. A frequência comum das aulas é de duas a três vezes na semana.

Vantagens da hidroginástica

Caso ainda esteja na dúvida a respeito das aulas de hidroginástica com bola, conheça algumas das principais vantagens de praticar esse esporte frequentemente:

  • Gasto calórico. A hidroginástica pode queimar cerca de 500 calorias em uma aula com apenas 1 hora de duração.
  • Aumento de massa muscular.
  • Não há desgaste físico (principalmente se tratando de articulações).
  • Ameniza os sintomas de doenças como artrose e artrite já que trabalham as articulações sem causar impactos.
  • Aumento da flexibilidade.
  • Melhora o sistema cardiovascular (melhora a frequência cardíaca).
  • Melhora o sistema imunológico.
  • Melhora o sistema respiratório.
  • Proporciona relaxamento no corpo inteiro. Os movimentos são suaves, a temperatura da água é agradável e o ambiente como um todo é acolhedor.
  • Proporciona mais energia e disposição.
  • Não influencia apenas na saúde física, mas também ajuda na saúde mental.
  • A hidroginástica combate o estresse, a ansiedade e a depressão.
  • As aulas em grupo dão a possibilidade de você conhecer novas pessoas e aumentar o seu ciclo social de amigos.

Aula de hidroginástica é para todas as idades

Uma das maiores vantagens das aulas de hidroginástica com bola é que elas podem ser realizadas por qualquer idade sem nenhuma contraindicação, ao contrário de exercícios que proporcionam desgaste físico.

Todos nós sabemos que realizar exercícios físicos é um hábito benéfico para a nossa saúde física e mental, porém, em algumas situações, é necessário cautela na hora de escolher quais atividades realizar.

Não apenas pessoas mais velhas, mas também jovens que têm problemas nos joelhos ou outras partes do corpo podem ser prejudicados por aulas de musculação ou dança, por exemplo.

Isso porque esses exercícios sobrecarregam as articulações e – principalmente se forem realizados sem o acompanhamento de um bom profissional – podem intensificar as dores.

Como a hidroginástica é feita dentro da água, o fator de sobrecarga nas articulações, como as do joelho, é eliminado e por esse motivo o esporte não apresenta contra indicações.

Caso queira saber mais sobre aula de hidroginástica com bola, nós recomendamos que procure por alguma academia especializada que ofereça a atividade. Os profissionais poderão responder as suas dúvidas pontuais de maneira precisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here