Academia: Como manter a motivação nos treinos?

Muitas pessoas perdem o interesse após um tempo de treino. O cansaço do dia a dia, a demora pelo resultado esperado, entre outros fatores podem ser motivo de desânimo. Neste post, você vai descobrir como manter a motivação nos treinos e alcançar seu objetivo na academia. Confira:

Respeite seus limites

Se você se matricular na academia e começar com um ritmo muito intenso de treinos, é pouco provável que conseguirá mantê-lo por muito tempo. O ideal é avançar aos poucos, aumentando gradativamente a intensidade dos exercícios.

Além disso, fazer séries muito longas, aumentar demais as cargas e não dar tempo suficiente para descanso do corpo pode até causar lesões. Com um desgaste maior, você vai ficar sem energia e cansado, acabando com a motivação. Procure a orientação de um profissional e vá com calma. Respeite os limites do seu corpo.

Varie os exercícios

Fazer sempre os mesmos exercícios pode ser bastante cansativo. Afinal, não são todas as pessoas que gostam de repetir as mesmas atividades. Além disso, trabalhar os mesmos músculos por longos períodos acaba trazendo menos resultado com o tempo, já que o corpo vai se acostumando com os estímulos. Por isso, troque de ficha a cada 2 meses ou sempre que o seu instrutor indicar. Outra dica é experimentar novas modalidades. Encare novos desafios!

Tenha foco

Alcançar o objetivo desejado é uma das coisas que mais motivam as pessoas, principalmente em uma academia. Qual a sua meta? Perder quilos, conseguir competir em uma maratona, caber em uma determinada roupa ou ganhar massa muscular? Seja qual for seu objetivo, com certeza te ajudará a não perder o foco. Estabelecer metas ajuda a dar sentido aos treinos, evitando que você perca a motivação.

Acompanhe os resultados

Não basta só traçar metas. É necessário acompanhá-las. O acompanhamento da evolução, mesmo que não seja tão perceptível aos olhos, é muito importante. Conseguir subir uma escada sem perder o fôlego é um exemplo. São essas pequenas melhorias que ajudam a buscar uma evolução ainda maior, fidelizando o aluno na academia.

[ebook-shortcode]

Tenha disciplina para manter a motivação nos treinos

Embora repetir sempre os mesmos exercícios possa ser cansativo, manter uma rotina de treino é fundamental para “educar” o corpo. Por isso, procure treinar no mesmo horário, criando assim uma rotina. A musculação deve ser um compromisso inegociável. Trate os treinos com seriedade, evite cancelar, adiar ou trocar as suas idas à academia. Com disciplina, o seu corpo trabalha melhor e os resultados são percebidos com mais rapidez e intensidade.

à academia com um amigo

Ter alguém para treinar junto é fundamental para garantir a motivação. Além de diminuir a tensão dos exercícios, um parceiro de treino pode te ajudar a se superar. Seja um colega de trabalho, um vizinho ou mesmo um amigo que você fizer na própria academia, toda ajuda pode ser bem-vinda.

Essas são algumas dicas para manter a motivação nos treinos de academia. A prática de atividades físicas faz bem tanto para o corpo quanto para mente. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

9 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password