Abdominais: Conheça mitos e verdades

2
1539

Ter uma barriga chapada e definida é o desejo de muitas pessoas. Chegar a esse objetivo, porém, só é possível com a prática regular de abdominais. Neste post, listamos alguns mitos e verdades sobre esse exercício. Confira:

Abdominais queimam gordura localizada

Mito. O exercício abdominal contribui para o fortalecimento e a tonificação muscular. Para queimar gordura é necessário realizar atividades aeróbicas, como corrida, spinning e natação, além de manter uma alimentação saudável.

Fazer abdominais ajuda na melhora da postura corporal

Verdade. Os músculos do abdome são responsáveis por manter a postura do corpo, sustentando a coluna vertebral. Por isso, os exercícios abdominais não servem apenas para exibir uma barriga chapada e visualmente bonita. Esses exercícios ajudam na manutenção da postura e da saúde corporal.

O fortalecimento dos músculos abdominais acontece durante o exercício

Mito. Durante a atividade abdominal, os músculos sofrem um tipo de desgaste nas células que os compõem. A recuperação dessas células acontece apenas durante o descanso, que é quando os músculos se refazem desses traumas. Por isso, é importante dormir bem e durante as 8 horas diárias recomendadas pelos médicos.

[newsletter-shortcode]

Exercícios realizados em aparelhos são menos eficazes

Verdade. Fazer abdominais com a ajuda de aparelhos faz com que menos músculos trabalhem durante o exercício. Apesar disso, os aparelhos podem ser indicados para iniciantes por evitar que outras partes do corpo sejam forçadas, como o pescoço, causando lesões.

Devo fazer abdominais todos os dias se quiser resultados rápidos

Mito. O ideal é deixar os músculos descansarem por pelo menos um dia para que as fibras musculares se recuperem. Se você quiser  se exercitar diariamente, mescle os diferentes tipos de abdominais. Por exemplo, se fizer a prancha frontal em um dia,  faça  o abdominal com elevação de pernas no outro dia. Desse modo você consegue trabalhar grupos musculares distintos.

Os resultados são diferentes em homens e mulheres

Verdade. O metabolismo masculino tem um ganho de massa muscular mais rápido e eficiente que o feminino. Em compensação, os homens têm maior facilidade de acumular gordura na região da barriga. Já as mulheres costumam acumular gordura no quadril.

É possível ganhar uma “barriga chapada” em um mês de treino

Mito. Para ter resultados duradouros é preciso dedicar de 10 a 12 semanas de treinos. Isso porque aliado as atividades, o corpo precisa de descanso e alimentação balanceada. Por isso, duvide de propagandas e planos que prometem resultados imediatos.

Abdominais previnem dores nas costas

Verdade. Os abdominais são responsáveis pelo fortalecimento de grupos musculares que protegem a coluna. Com a musculatura fortalecida, a distribuição de carga do corpo fica mais equilibrada. Além disso, a postura e a curvatura da coluna melhoram. Por isso, os exercícios são indicados para pessoas de diferentes idades e pesos.

Esses são alguns mitos e verdades sobre os exercícios abdominais. Procure sempre profissionais qualificados para orientar e acompanhar você em seus exercícios. Além de potencializar os resultados, isso evita lesões e problemas mais graves. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here