Abdominal: aprenda a fazer corretamente esse exercício físico

1
2162

O exercício abdominal traz como benefício não apenas a definição da musculatura, como também a correção da postura, sustentação e equilíbrio essenciais tanto para a rotina; como para a prática de outros exercícios, reduzindo a probabilidade de desenvolver lesões.

No entanto, embora seja uma prática aparentemente simples, essa atividade física envolve muitas dúvidas, inclusive porque, se for feita de forma incorreta, poderá causar prejuízos à coluna, pescoço e outras regiões do corpo.

Você poderá usufruir dos benefícios do abdominal com as dicas e esclarecimentos que oferecemos nesse texto:

Abdominal seca a barriga?

Essa é uma dúvida comum entre as pessoas, fora aquelas que acreditam nisso! Acontece que o abdominal não “seca” barriga, e não emagrece. Ele tem como função a definição dos músculos, então, quem quiser secar a barriga vai precisar fazer, também, exercícios aeróbicos.

Com que frequência devo fazer abdominal?

É frequente que a nossa tendência em exagerar tenha como consequência uma grande perda de energia. Assim também é com os abdominais. O negócio não é fazer todo dia, mas fazer corretamente e aumentando progressivamente a intensidade. Para que os músculos fiquem definidos, um tempo de pausa é essencial.

Como devo fazer abdominais?

A região da barriga é composta por vários músculos, sendo assim, não adianta fazer só um tipo de abdominal para ficar com a barriga sarada: tem que trabalhar os músculos superiores, inferiores e laterais. Vamos te contar como fazer diferentes tipos de abdominal para trabalhar toda essa musculatura:

Abdominal tradicional

Esse é o tipo de exercício abdominal mais conhecido e fácil de executar. Você deverá se deitar com as costas no chão, flexionar as pernas mantendo os pés apoiados no piso e levantar o corpo em direção aos joelhos apenas com o abdome.

Faça com calma, respeitando seus limites e sem forçar a coluna ou exagerar na flexão.

Abdominal lateral

Com esse exercício você irá trabalhar as laterais da sua barriga. Também deitado de costas, deve-se flexionar as pernas e cruzar uma sobre a outra. O movimento abdominal deverá ser realizado em direção a perna cruzada. Realize uma série proporcional de movimentos para cada lado, mudando a posição das pernas a cada nova série.

Abdominal com apoio

Essa atividade física irá trabalhar a parte central e inferior da sua barriga. Encontre uma estrutura para apoiar os pés ou pernas, pode ser uma cadeira ou mesmo a parede. O importante é que suas pernas fiquem paralelas ao chão e alinhadas com os joelhos. Uma vez na postura correta, realize os movimentos de elevação com o abdome. É um exercício mais intenso, então, não exagere.

Abdominal com elevação das pernas

Esse movimento trabalha os músculos inferiores, médios e superiores da barriga. Você deverá se deitar de costas no chão e elevar as pernas sem nenhum auxílio, deixando os braços e mãos apoiados paralelamente ao corpo. Forçando apenas o abdome, eleve as pernas e retorne, repetindo lentamente esse movimento.

Esses são quatro exercícios para trabalhar os diferentes músculos do abdome, mas não são os únicos. É importante lembrar que para esses ou outros tipos de abdominal, você nunca deve forçar o pescoço ou a coluna e, se tiver algum problema de coluna ou afins, não faça esses movimentos sem consultar um médico e acompanhamento de um profissional.

Como os exercícios para queimar gordura são importantes para quem deseja perder barriga, você poderá se interessar em ler o nosso texto 7 aulas que mais queimam calorias e complementar o seu projeto para um novo corpo!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here