Estrias são aquelas manchas que parecem um risco em relevo, podem ser roxas, avermelhadas, amareladas ou brancas. Elas se espalham em um ponto da pele e incomodam muito os nossos olhos. Seu aparecimento acontece quando a elasticidade da derme não acompanha o crescimento da massa, independentemente de ser massa magra ou gordura. Sendo assim, se não houver o devido cuidado, a musculação pode causar estrias.
Agora, pense bem: porque estamos escrevendo um texto com o título sobre prevenção de estrias e não de tratamento? Sobre evitar e não curar? É frustrante, mas a verdade é que não existe um tratamento 100% garantido para estrias. Assim, prevenir é sua melhor opção.
Não fique chateado com isso! Embora não tenha tratamento, é possível amenizar seus efeitos estéticos. E, ao incluir a prevenção à sua rotina, provavelmente você não terá mais problemas com estrias.
Procure ganhar massa muscular progressivamente e com alimentação saudável
Querer ganhar massa muscular rapidamente pode fazer com que as pessoas desconsiderem a consequência disso. Acontece que o crescimento veloz dos músculos pode ter as estrias como uma de suas consequências. O que pode piorar, se acompanhado de dieta irregular que alia o ganho de massa magra ao ganho de gordura.
Portanto, procure ter uma dieta adequada para o ganho de massa muscular, incluindo os nutrientes que o seu corpo precisa. Tente também não ser tão ansioso em “crescer”, principalmente a partir do uso de esteroides e anabolizantes. Quanto mais tempo sua pele tiver para se adaptar ao crescimento muscular, menos chances terá de acabar com estrias.
Invista em nutrição e cuidados com a pele
Existem duas formas de deixar a sua pele mais saudável, uma interna e outra externa.
Já falamos um pouco sobre a interna: sua alimentação. Diversos nutrientes, como as vitaminas A e E, influenciam na elasticidade e saúde da pele. Invista nelas na sua alimentação.
A forma externa é a hidratação da pele, sempre se hidrate após o banho e antes dos treinos. Você pode utilizar um creme de boa qualidade ou algum óleo, como o de amêndoas ou de orquídea. Massageie bastante para garantir que ele penetre nos poros. Evite também o excesso de sol, pois resseca a pele e aumenta a probabilidade de você ter estrias, além de outros problemas de saúde da pele.
Já tenho estrias… o que fazer?
Bom, a dica mais honesta para quem já está com estrias é correr para o dermatologista, mas sem muitas expectativas. Mesmo os tratamentos médicos sendo os mais eficientes, não são a solução para todos os tipos de estrias. Quando elas estão vermelhas ou arroxeadas é mais fácil tratar, pois ainda estão no início. Mas quando ficam brancas é basicamente definitivo, permitindo apenas amenizar.
Então, se quiser mesmo uma chance de acabar com elas, cuide logo que aparecer sinais e invista na prevenção. Fora isso, para amenizar seus efeitos, você pode utilizar cicatrizantes e hidratar bastante a pele, como mencionado anteriormente.
Agora você sabe como evitar estrias e amenizar seus efeitos. Vamos combinar que tem tudo a ver com uma vida saudável, não é nada demais para você que pratica musculação. De qualquer forma, tente não pirar por causa de algumas estrias. Às vezes a causa é uma predisposição genética. Se você estiver fazendo tudo direitinho e, mesmo assim, elas aparecerem, em vez de ficar chateado, você pode passar a considerá-las como as marcas deixadas pelo seu esforço e dedicação ao corpo. Aceite-se!
Viu como a alimentação saudável é importante em todos os aspectos da nossa vida? Até mesmo para prevenir estrias! Para continuar com as dicas alimentares leia nosso texto: Conheça os principais alimentos para você ganhar massa muscular.