O treinamento físico causa metabolismo no corpo humano, então é importante entender e conhecer esse processo. Você sabe o que é anabolismo e catabolismo?
Conhecer e entender esses termos te ajudará a alcançar os seus objetivos. Este post vai esclarecer suas dúvidas sobre os dois conceitos: anabolismo e catabolismo. Não deixe de conferir!
O que é anabolismo?
Durante os treinos físicos, as estruturas musculares são rompidas, então, o anabolismo entra em ação já que ele reconstrói as estruturas orgânicas através de adaptações hormonais e bioquímicas. As estruturas podem ser musculares, energéticas, metabólicas, enfim, qualquer estrutura orgânica.
Em um processo ligado a hipertrofia (termos de treinamento), quando os músculos são micro lesionados durante um treino, eles são reconstruídos através de procedimentos que utilizam os aminoácidos. O anabolismo não está ligado somente à construção de músculos, pois ele é responsável por qualquer nova estrutura que está em processo de reconstrução.
O anabolismo pode ser definido como qualquer procedimento de reconstrução orgânica. O processo anabólico é constante, porém, para ganhos mais eficazes é necessário que se tenha treinamentos físicos. Após os treinos é importante ter descanso e, claro, consumir os nutrientes adequados para que as estruturas anabólicas consigam entrar em ação.
O que é catabolismo?
Ao contrário do anabolismo que é a construção, o catabolismo é o rompimento das estruturas orgânicas. Essa reação é mais comum em estruturas ligadas à energia. Quem gosta de treinar pesado para ganhar massa pode definir o catabolismo como um grande vilão, pois ele degrada a musculatura e diminui a massa magra.
O catabolismo é um processo natural do corpo humano, o que pode ser feito é um gerenciamento correto desse processo.
Como evitar o catabolismo?
- Alimentar-se adequadamente: Ter uma dieta com alimentos saudáveis é a maior arma contra o catabolismo, pois você estará oferecendo a energia necessária para o seu corpo, evitando então que seu organismo retire energias dos seus músculos. O café da manhã pode ser considerado a principal refeição do dia para quem treina, pois você já está há algum tempo sem comer e necessita de nutrientes para suprir essa necessidade.
- Descanso: Após um treino intenso o praticante de esporte deve descansar. Esse processo é importante para o organismo se recuperar.
- Evitar álcool: A bebida alcoólica gera reações no corpo, degradando as proteínas e consequentemente acelerando o processo de catabolismo.
Anabolismo x catabolismo
É importante ter um conhecimento claro sobre esses dois processos, pois ambos podem ser tanto benéficos quanto prejudiciais à saúde. O ideal é ter uma dieta adequada para que, de forma inteligente, você consiga estimular o anabolismo e o catabolismo quando necessário.
O anabolismo está diretamente ligado ao ganho de massas e o catabolismo está ligado ao emagrecimento. Diante desses fatos, pode-se perceber que os dois processos são importantes, portanto, cabe a você decidir quais as suas prioridades, por esse motivo o grau de relevância e necessidade vai ser definido de pessoa para pessoa.
Independente do seu objetivo, você deve sempre treinar com orientações de nutricionistas e instrutores. Você ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário.