As dores no joelho são muito comuns e, hoje, não é mais “coisa de velho”, já que cada vez mais cedo as pessoas começam a apresentar incômodos. Entretanto, apostar em alguns exercícios para quem tem dores fortes nos joelhos pode ser a solução!
Os exercícios físicos são muito benéficos para saúde e ao fazer algumas atividades voltadas para amenizar as dores no joelho você também estará colaborando para a sua saúde física e mental.
No artigo de hoje separamos 5 exercícios que irão ajudar a combater as dores no joelho de vez! Muitas vezes eles são suficientes para resolver os incômodos, mas é sempre importante procurar um médico antes.
Exercícios para quem tem dores fortes nos joelhos: Exercícios aeróbicos
Uma das alternativas de exercícios para quem tem dores fortes nos joelhos são as atividades aeróbicas. Entretanto, é preciso tomar um pouco de cuidado, pois algumas atividades causam muito impacto no joelho.
A bicicleta e o elíptico são dois exercícios que fortalecem o joelho sem causar muito impacto. Isso já não acontece na corrida, por exemplo, que pode acabar prejudicando ainda mais o joelho.
Os exercícios podem ser realizados de três a quatro vezes na semana e cerca de 30 minutos é um tempo razoável para trabalhar os joelhos. Em alguns meses os resultados aparecem.
Exercícios de panturrilha são recomendados
Em conjunto com as atividades aeróbicas é recomendado fazer algumas séries de exercícios de panturrilha. Fortalecendo-as a carga no joelho acaba sendo menor e isso ajuda com as dores.
Os exercícios de panturrilha podem ser feitos em qualquer lugar, até em casa. Treinar 4 séries de 20 movimentos é um bom começo. Pode fazê-las sem peso algum.
Quem tem escada pode utilizar um dos degraus para que a amplitude de movimento seja maior.
Agachamento na parede com isometria
O agachamento nem sempre é considerado um dos exercícios para quem tem dores fortes nos joelhos, pois muitas pessoas acabam realizando os movimentos de forma incorreta e isso pode prejudicar ainda mais.
Mas quando feito no estilo de isometria (não há movimentos, o corpo fica parado na posição), então o joelho é fortalecido sem que haja o risco de piorar o quadro.
Basta encostar as costas na parede e desce até que as pernas e as coxas fiquem em um ângulo de 90º (é como se fosse ficar sentada). Cerce de três séries de 90 segundos é uma boa recomendação.
Elevação lateral de perna (com ou sem elástico)
A elevação lateral também é uma ótima forma de reduzir as dores nos joelhos. Ela pode ser feita em pé ou deitada.
O uso do elástico de força deixa o exercício mais intenso, mas para quem tem dores no joelho é fundamental que a carga seja aumentada progressivamente e com cautela.
Esse exercício trabalha a perna inteira, fortalecendo-a de forma a retirar um pouco da sobrecarga no joelho.
Hidroginástica: um dos melhores exercícios para quem tem dores fortes nos joelhos
Um dos exercícios para quem tem dores fortes nos joelhos mais recomendado é, sem dúvida alguma, a hidroginástica.
Isso porque esse tipo de exercício não causa nenhum impacto no joelho por ser feito na água, então a região é fortalecida sem nenhum desgaste. É uma atividade muito recomendada para os idosos, inclusive, e tem muitos benefícios terapêuticos.
As aulas podem ser feitas por três vezes na semana e elas costumam durar de 45 minutos a 1 hora.
Essas são apenas algumas dicas de exercícios para quem tem dores fortes nos joelhos, sendo fundamental conversar com seu treinador e, em casos mais extremos, com o médico responsável.