HomeAlongamento12 Dicas Para Aliviar A Dor Nos Músculos Depois Dos Treinos 

12 Dicas Para Aliviar A Dor Nos Músculos Depois Dos Treinos 

Sentimos que o treino valeu a pena quando saímos de lá esgotados e com os músculos falhando, mas sabemos que isso quer dizer que as dores musculares irão aparecer. Entretanto, existem algumas formas de aliviar a dor nos músculos.

Nada pior do que acordar na manhã seguinte e ver que o corpo todo está dolorido. Algumas vezes, fica difícil até fazer tarefas básicas como trocar de roupa ou subir escadas.

Para quem está começando academia isso se torna ainda pior, pois qualquer exercício já deixa o corpo todo dolorido, mas temos algumas soluções para isso!

Dicas para aliviar a dor nos músculos

Há algumas dicas que irão ajudar a aliviar a dor nos músculos depois dos treinos mais pesados:

  1. A primeira dica para aliviar as dores é, com toda a certeza, um bom descanso. É durante o nosso sono que as fibras dos músculos se regeneram.
  2. Não carregue muito peso quando for realizar algum exercício novo. Pegue mais leve e deixe o seu músculo se acostumar com o movimento.
  3. Alterne os dias dos treinos. Isso não é válido somente para diminuir as dores, mas para potencializar os resultados na academia.
  4. Se o treino for muito intenso, talvez uma bolsa de gelo pode ajudar. Faça a compressa fria por 15 minutos nas regiões mais trabalhadas.
  5. Aplicar compressas quentes também é uma opção, mas precisa ser algumas horas depois do treino.
  6. O banho quente quando chegar em casa também é uma alternativa para aliviar as tensões causadas pelos exercícios.
  7. Faça uma massagem nos músculos. Movimentos circulares com um pouco de pressão é uma boa forma de aliviar a tensão. Fazer essa massagem no banho quente é uma ótima ideia!
  8. As dores estão muito fortes? Talvez uma massagem com um profissional ajude.
  9. Antes de fazer a atividade física não se esqueça de aquecer. Faça entre 5 a 10 minutos de esteira. Não precisa correr, pois o corpo só precisa esquentar um pouco.
  10. Depois da caminhada é recomendado fazer um alongamento bem caprichado. Isso irá ajudar a aliviar a dor nos músculos e também evita lesões.
  11. Alimente-se bem após o treino. Iogurte natural, frutas, queijo branco, suplementos e semelhantes são boas opções.
  12. Se as dores forem muito intensas, talvez um analgésico pode melhorar (mas evite tomar remédios “à toa”).

Como aliviar a dor nos músculos se elas persistirem

Se as dores persistirem fortemente por mais de três dias e não houver nenhum sinal de melhora isso quer dizer que, talvez, não seja uma simples dor muscular.

Além das dicas sobre aliviar a dor nos músculos serem eficientes, as dores comuns não costumam durar mais que dois dias (pelo menos não de forma intensa). Sendo assim, é importante ficar de olho.

Se no quarto dia ainda estiver muito difícil de fazer determinado movimento, o recomendado é procurar por algum médico, pois pode ter acontecido uma lesão durante o treino.

O médico saberá avaliar qual é a real situação e qual o tipo de tratamento deverá ser feito para recuperar o músculo (mas, normalmente, é só descanso).

Faça atividades físicas seguindo orientação profissional

É muito importante que as orientações feitas pelo profissional em educação física sejam seguidas.

É muito comum que os alunos acabem colocando mais carga ou fazendo mais séries porque desejam um resultado mais rápido, mas isso é um grande engano e muito provavelmente irão aparecer muitas dores musculares.

Então, agora que você já sabe como aliviar a dor nos músculos, pratique essas dicas e, lembre-se: sempre escute o que o personal tem a dizer e siga suas recomendações.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS