Alimentação no inverno: 4 dicas para cuidar da saúde nesta época do ano
Durante o período de inverno, o organismo humano naturalmente exige um maior consumo de calorias. Isso se deve ao fato do corpo precisar de mais energia para manter a sua temperatura normal. Nessa época é preciso um cuidado redobrado com a alimentação, pois você pode perder massa muscular ou ganhar alguns quilinhos. Fizemos este post para te mostrar dicas de como manter a alimentação no inverno saudável.
Importância da boa alimentação no inverno
Nessa época do ano sentimos a necessidade de tomar ou comer algo quente para aquecermos o corpo. É normal optarmos por pratos gordurosos ao invés dos mais leves. Mas saiba que essa atitude pode resultar em ganho de peso em excesso! E caso você não se alimente de forma a suprir a necessidade calórica no inverno, você perderá massa muscular, o que também é muito prejudicial.
Doenças como resfriado, gripe, pneumonia, bronquite, renite, sinusite e asma são mais comuns nessa estação. Sabe porquê? Pois o organismo se esforça para manter o seu calor interno. Por isso a importância de se manter uma alimentação adequada principalmente nessa estação.
É bom ressaltar que hipertensos, diabéticos, fumantes, sedentários e idosos devem ter um cuidado ainda maior no inverno.
A pele também é muito afetada, já que ela costuma ressecar com mais facilidade nessa época do ano. Os lábios costumam ressequir, causando então um desconforto considerável nas pessoas atingidas. Saiba que a alimentação correta é uma aliada para quem deseja combater esses problemas.
1) Alimente-se com frutas
As frutas são excelentes alimentos para oferecer uma grande quantidade calórica ao organismo sem fazer mal à saúde. Por esse motivo, opte por consumir frutas secas, desidratadas ou cristalizadas. Alguns exemplos são:
-
Carambola;
-
Laranja;
-
Kiwi;
-
Mexerica;
-
Morango.
2) Alimente-se de sopas
Um prato que combina com o inverno é a sopa de legumes. Ela contém vários alimentos que são fontes extremamente calóricas e eficientes para o corpo humano.
As sopas de feijão e de ervilha também são excelentes opções para você que deseja se alimentar bem.
3) Mantenha-se hidratado
Engana-se quem pensa que só no verão é necessário tomar muita água. Saiba que no inverno ela é fundamental para o organismo manter a sua temperatura corporal.
4) Alimentos ricos em fibras
Alimentos ricos em fibras são essenciais. Eles ajudam a manter o funcionamento do intestino e prologam a sensação de saciedade. Portanto, procure incluir as fibras na sua dieta regularmente. Quer alguns exemplos?
-
Abacate;
-
Banana;
-
Brócolis;
-
Amêndoas;
-
Batata Doce.
Conclusão
Agora você já sabe a importância da boa alimentação no inverno. É hora de colocar em prática as dicas que você aprendeu no texto e ficar com a saúde em dia. Esses hábitos alimentares irão ajudar não só a manter a forma física, mas beneficiará também a sua saúde, prevenindo doenças. Procure sempre se adaptar às estações do ano e leve uma vida muito mais saudável.
Não deixe que o inverno atrapalhe a sua prática de exercícios físicos. Não esqueça que eles são excelentes para a saúde, controle do peso e aquece o corpo nesse período mais frio!
E como está sua alimentação no inverno? Deixe um comentário nos contando!