Fazer musculação na gravidez faz mal
Será que fazer musculação na gravidez faz mal? Enquanto muitas mães têm medo de praticar atividades físicas durante a gestação, médicos e especialistas recomendam que isso seja feito.
Porém, é essencial que, para isso, seja feito um acompanhamento médico e completo, além do auxílio de um profissional qualificado dentro da academia.
Existem momentos específicos em que a musculação pode ser a melhor amiga de uma mulher grávida. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo!
Afinal, fazer musculação na gravidez faz mal?
A resposta para essa pergunta é: depende. Saber se fazer musculação na gravidez faz mal depende da intensidade do exercício, de quantas semanas a mãe está, qual são suas condições de saúde…
– Porém, de forma geral, uma mãe que praticava exercícios antes da gravidez e que esteja com a saúde em dia pode, sim, se beneficiar – e muito – dessa prática.
-
Pode ser benéfico, especialmente durante o terceiro trimestre, fazer exercícios que fortaleçam os músculos do parto.
– Exercícios do assoalho pélvico, agachamentos e exercícios abdominais suaves podem ajudar a reduzir as dores do terceiro trimestre enquanto preparam o corpo para o trabalho de parto. Esses tipos de atividades podem incluir:
-
Caminhadas na esteira.
-
Exercícios leves para o joelho.
-
Agachamentos.
-
Algumas máquinas de peso leve.
Sabendo que é mentira dizer que fazer musculação na gravidez faz mal e unindo-a com uma leve prática de ioga, você poderá criar um bom alinhamento pélvico e posicionar corretamente o seu bebê.
Exercícios que comprovam que não é verdade que fazer musculação na gravidez faz mal
Cada exercício acima servirá a um propósito específico durante a gravidez. Caminhar e correr na esteira durante seu treino é saudável para o coração – e balançar os braços durante essas atividades pode ajudar a construir força neles.
– Já a ioga pode ajudá-la a alongar os músculos, diminuir a pressão sanguínea e aliviar dores comuns durante a gravidez.
-
Todas essas atividades devem ser feitas em terreno plano para evitar quedas e é ainda melhor ter uma atenção especial para não se exceder em demasia durante qualquer fase da gravidez.
– Quando estiver fazendo musculação, lembre-se de fazer o certo, que é se aquecer e resfriar e de ficar sempre hidratada. Você também deve usar roupas confortáveis e folgadas.
-
Em certos casos, pode ser prudente comprar absorventes descartáveis para absorver vazamentos, evitar manchar suas roupas e proteger seus mamilos de ficarem doloridos ou rachados.
Exercícios para induzir o parto
Você deve sempre falar com seu médico antes de tentar induzir o parto. Além disso, se você estiver contando com exercícios para isso, deve saber que existem outras opções.
Ao saber que é mentira que fazer musculação na gravidez faz mal, você pode dar à luz um bebê mais saudável, facilitar o trabalho de parto e até mesmo reduzir o risco de uma cesárea.
No entanto, não está comprovado que o aumento da atividade física induzirá o parto.
Seu médico também pode ajudar você a desbancar qualquer mito sobre a relação entre amamentação, e exercícios físicos, como alegações de que o exercício afeta negativamente o suprimento de leite.
Antes de iniciar qualquer uma das atividades acima, ou qualquer atividade de exercícios em geral durante a gravidez, é uma boa ideia obter sempre o sinal verde de um profissional médico.
Na maioria dos casos, uma rotina regular de exercícios pré-natais será sugerida para que você possa ter um trabalho de parto livre de quaisquer complicações possíveis.
Sabendo que não é verdade que fazer musculação na gravidez faz mal, aposte nessa prática junto a um profissional e regule seu organismo junto com uma boa alimentação e um bom sono.