Anabolizantes: o perigo por trás de um grande problema
Muito provavelmente, você já deve ter conhecido alguém que, para ter um corpo mais forte e musculoso, fazia o uso da chamada “bomba”. Contudo, o que muitos não sabe é o perigo por trás dos anabolizantes.
Considerados medicamentos, estas substâncias são ingeridas de forma exagerada por aqueles que desejam chegar á perfeita forma, porém o uso indevido destas substâncias pode causar sérios danos à saúde.
Pensando na saúde de nossos alunos e também no intuito de trazer as informações adequadas, nós da Pratique trouxemos esse conteúdo para você. Portanto, leia até o fim para saber mais.
O que são anabolizantes?
Anabolizantes são produtos sintéticos que têm como composição principal a testosterona, um hormônio masculino que influencia diretamente no ganho de massa muscular.
Esse tipo de medicamento, para ser utilizado de forma correta, é preciso ser prescrito por médico especialista na área e visando a reconstrução de tecidos musculares em decorrência de queimaduras, lesões e traumas, ou então, para a realização de tratamentos hormonais. Porém muitas pessoas fazem seu uso indevido, para o ganho rápido de massa muscular, tanto é que, para essa finalidade, a substância é vendida de forma ilegal.
Seu uso, além de ser perigoso, é discriminado por associações esportivas. Nesse caso, os atletas passam por constantes revisões e são submetidos a exames para que seja comprovada a ausência destas substâncias no corpo. Tais exames são chamados de antidoping.
Qual o perigo por trás dos anabolizantes?
A substância não é proibida por acaso, o perigo por trás dos anabolizantes pode trazer complicações sérias, podendo levar o indivíduo à morte pelo seu uso indevido. Além disso, os anabolizantes trazem efeitos colaterais como:
- Excesso de pelos no corpo;
- Queda de cabelo;
- Acne;
- Ciclos menstruais irregulares;
- Disfunções testiculares;
- Ataques cardíacos;
- Impotência sexual;
- Nos homens, podem aparecer seios;
- Hipertensão;
- Alterações de humor.
Outras alternativas para evitar o uso de anabolizantes
Ganhar massa muscular é o sonho de muitas pessoas, mas não é preciso o uso de anabolizantes para que isso aconteça, muito pelo contrário, com as dicas certas, é possível conseguir o corpo que você sempre desejou e o melhor, com muita saúde. Veja:
- Consuma mais proteínas: pois elas são a principal fonte para a construção da fibra muscular;
- Invista nos carboidratos certos para cada hora: carboidratos de rápida absorção, como frutas, geleias, tapioca, mel, etc. são ótimos para serem consumidos 30 minutos antes do treino e assim, garantir que você tenha mais disposição e força. Já os carboidratos de lenta absorção, como a batata doce e pães integrais, por exemplo, devem ser consumidos após os treinos, para garantir mais energia durante a construção muscular.
- Não pule os dias de treino: cada treino é importante para a sua construção muscular.
- Lembre-se de que o descanso é importante: pois ele irá garantir que, depois de um bom treino, a construção da fibra muscular seja realizada de forma adequada.
Agora que você já sabe o perigo por trás dos anabolizantes, chegou o momento de se cuidar.
Até a próxima!