Tecnologias vestíveis para treino: será que valem a pena?
A tecnologia vestível, é uma categoria de dispositivos eletrônicos que podem ser usados como acessórios, embutidos em roupas, implantados no corpo do usuário ou até mesmo tatuados na pele. Os dispositivos são dispositivos mãos-livres com usos práticos, alimentados por microprocessadores e aprimorados com a capacidade de enviar e receber dados pela Internet.
Ela está evoluindo para uma importante categoria da Internet das Coisas, com aplicações que mudam vidas na medicina e em outros campos.
Também conhecida como wearables, o crescimento das redes móveis, transferência de dados em alta velocidade e microprocessadores miniaturizados permitiram o desenvolvimento dessa tecnologia. Essas por sua vez podem ser usadas, embutidas em tecidos ou acessórios, ou tatuadas diretamente na pele.
Como funciona a tecnologia vestível
O crescimento das redes móveis permitiu o desenvolvimento da mesma. Os rastreadores de atividade física foram a primeira grande onda de tecnologia vestível a conquistar os consumidores. Então, o relógio de pulso se tornou uma tela e aplicativos móveis mais robustos foram adicionados. Fones de ouvido Bluetooth e óculos habilitados para web permitem que as pessoas recebam dados de redes Wi-Fi.
O foco no desenvolvimento de tecnologia vestível agora parece estar mudando de acessórios de consumo para aplicações mais especializadas e práticas. Implantes de microchip agora estão sendo usados para substituir chaves e senhas. Embutidos na ponta do dedo, os chips usam comunicação de campo próximo ou identificação por radiofrequência e são semelhantes aos chips usados para rastrear animais de estimação perdidos.
Vale a pena? Prós e contras
- Pró: a tecnologia vestível é conveniente: produtos similares decolaram porque oferecem ao usuário uma maneira conveniente de monitorar seu progresso durante o exercício ou mesmo ao longo do dia. Ele permite que o usuário acompanhe estatísticas como sua frequência cardíaca, o número de calorias que queimaram e o número de passos que deram..
- Contra: Tecnologia vestível é limitada: a maior parte da tecnologia vestível vendida tinha um propósito muito específico. Os rastreadores de atividades destinam-se a monitorar a saúde e os sinais vitais do usuário e, embora possam ter funcionalidades limitadas, além disso, não possuem a gama de habilidades que, digamos, um smartphone teria.
- Pró: a tecnologia mais vestível é discreta: muitas pessoas têm relógios ou pulseiras. Não são muitas as pessoas que têm câmeras presas em seus rostos. No geral, parece que as pessoas são muito mais propensas a adotar a tecnologia vestível se ela puder ser perfeitamente integrada em suas roupas, e são ótimas opções para quem deseja os recursos que eles oferecem sem mudar radicalmente sua aparência.
- Pró: a tecnologia vestível é útil: se isso melhorará significativamente o desempenho e mudará o cenário do mundo dos negócios de alguma forma, ainda não se sabe. Independentemente disso, é difícil ignorar a ideia de que ela pode ser usada para agilizar e/ou simplificar as tarefas de muitos funcionários em todo o mundo.
- Contra: a é cara: se os preços são razoáveis ou altos para você, provavelmente depende do seu nível de sucesso econômico e amor (ou falta dele) por aparelhos tecnológicos. Independentemente disso, já estabelecemos que ela tem funcionalidade limitada em comparação com smartphones e tablets. A taxa em que se torna mais amplamente adotada dependerá das atitudes dos usuários.