Boatos de que o spinning faz mal têm deixado os amantes da vida fitness um pouco preocupados e também contribui para afastar novos atletas dessa modalidade, por pura falta de informação.
Inclusive, como essa aula tem se popularizado, é muito comum que qualquer assunto relacionado a ela ganhe proporções muito maiores do que o habitual, onde o esclarecimento de algumas dúvidas se faz necessário.
Mas, afinal, o spinning faz mal ou não? Para responder essa pergunta corretamente, é preciso analisar diversos fatores relevantes, então mantenha a calma e continue lendo esse artigo.
De onde surgiu a ideia que o spinning faz mal?
Conforme esse exercício foi ganhando espaço, a falta de informação relacionado ao seu desenvolvimento, fez com que muitas pessoas passassem a ultrapassar os próprios limites para a obtenção os melhores resultados e acabassem virando reféns de problemas ou dores, então surgiu a ideia que o spinning faz mal.
Como essa é uma atividade de baixo impacto que trabalha a musculatura das pernas e abdômen com muita propriedade, é preciso ter cuidado e atenção ao executa-la, pois, exagerar na intensidade ou configurar a bicicleta de forma incorreta pode causar dores nas costas e lesões musculares.
Para evitar prejuízos e desconfortos relacionados a essa prática é importante seguir algumas regras quanto a configuração da bicicleta e execução do exercício, para que haja um melhor aproveitamento dos movimentos sem comprometer o corpo ou os resultados esperados, então:
- O assento precisa estar em uma posição intermediária, alinhado com o quadril.
- O guidão deve estar sempre um pouco mais elevado do que a configuração padrão.
- Fazer alongamentos antes e depois da atividade também é imprescindível para que o corpo não seja sobrecarregado.
- Usar roupas apropriadas garante mais conforto durante o treino.
- Manter-se hidratado também deve ser uma prioridade, já que isso garante maior disposição e contribui para os melhores resultados.
Seguindo corretamente essas dicas, a concepção de que o spinning faz mal será facilmente alterada, deixando apenas os seus benefícios em evidência.
O que é spinning?
Para aqueles que ainda não conhecem esse tipo de exercício, podemos dizer que o spinning é uma modalidade aeróbica muito requisitada atualmente e utiliza bicicletas em sua execução.
As aulas costumar ter duração de uma hora e contam com o auxílio da música para se desenvolver de uma forma agradável e eficiente que proporcione o bem-estar dos alunos.
Além disso, para potencializar os resultados, o equipamento utilizado, ou seja, a bicicleta pode ser ajustada de acordo com as necessidades de cada aluno, aumentando a carga ou diminuindo a carga da forma como preferir.
Embora a ideia de que o spinning faz mal tenha se espalhado, a verdade é que, quando praticado da forma correta, esse exercício conta com inúmeros benefícios para a saúde como:
- Alivio do estresse.
- Fortalecimento muscular.
- Desenvolvimento das funções cardiorrespiratórias.
- Diminuição da pressão arterial.
- Maior divertimento.
- Perda de gordura e controle de peso.
- Tratamento da ansiedade e depressão.
Ou seja, com tantas vantagens para o organismo, é quase impossível não considerar essa atividade como uma excelente alternativa para deixar o sedentarismo de lado e investir em uma vida mais saudável.
O spinning faz mal ou não?
Depois de analisar essa atividade por completo, não é difícil perceber que ela é altamente benéfica para o corpo e só trará prejuízos para aqueles que não seguirem corretamente as orientações, então, afirmar que o spinning faz mal sem conhecer suas principais características é um grande erro.
De qualquer forma, se ainda existirem dúvidas em relação a esse assunto, procure uma academia mais próxima e converse com o educador físico ou invista em uma aula experimental para saber se o spinning faz mal ou não.