HomeAcademia Pratique FitnessSetembro amarelo: Atividades físicas são necessárias para cuidar de sua saúde mentall

Setembro amarelo: Atividades físicas são necessárias para cuidar de sua saúde mentall

Com um objetivo único de prevenir o suicídio e reduzir os números, a campanha do setembro amarelo é um consenso de todas as pessoas e os profissionais de saúde. 

As atividades físicas diminuem os riscos de depressão, além de reduzir a perda cognitiva em pacientes diagnosticados com Alzheimer, por exemplo. Por isso, a prática de exercícios é considerada muito importante para a saúde mental. 

Os exercícios podem ser uma caminhada, pedalar ou correr, eles são fundamentais para manter toda a capacidade neurológica saudável

 

Setembro amarelo 

O setembro amarelo é uma campanha para conscientizar toda a população sobre o tema do suicídio, que, geralmente está associada a depressão. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), vivemos num mundo onde a depressão está tomando conta do mundo. Por isso, é muito importante a prática de atividades físicas

Já que a falta de exercícios deixou de ser apenas uma preocupação estética, passando a ser um problema grave de saúde pública. A depressão passou a ser responsável por diversas mortes ao ano. 

As atividades físicas são necessárias para cuidar de sua saúde mental. Além de ficar livre das doenças como a hipertensão, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. 

Atividades físicas são necessárias para cuidar de sua saúde mental 

O impacto da falta de atividade física na saúde mental pode ser devastador. Segundo os dados epidemiológicos, as pessoas que praticam algum exercício têm menor risco de possuírem algum problema mental. 

Já os indivíduos sedentários costumam apresentar problemas como a depressão, autoestima, aumento de ansiedade, autoimagem e estresse. Além disso, corre um grave risco de desenvolver os males de Parkinson e Alzheimer. 

Por isso, as atividades físicas são benéficas na esfera física e psicológica. Sendo um ótimo aliado para aliviar a depressão e na conscientização do setembro amarelo. 

Benefícios da atividade física 

amarelo

A prática regular de exercícios físicos melhora o condicionamento físico, mas também auxilia na capacidade cognitiva, diminuindo os níveis de estresse e ansiedade de modo geral. 

As atividades físicas melhoram a autoestima de qualquer pessoa, o autoconceito e a imagem corporal. Além da socialização de pacientes que apresentam algum problema com a saúde mental. 

Nesse caso, as atividades físicas são necessárias para cuidar de sua saúde mental e de qualquer movimento corporal, resultando em mais energia usada para produzir na musculatura esquelética. 

Então, a atividade física tornou- se uma ferramenta indispensável para a saúde mental, apresentando um custo menor comparado às abordagens terapêuticas e medicamentosas. 

Além disso, e uma ação benéfica sobre o setembro amarelo, auxiliando de modo positivo contra a depressão, na prevenção do suicídio. 

Exercícios físicos e o setembro amarelo

O principal objetivo do setembro amarelo é trazer para as pessoas a visibilidade do tema, e a conscientização que a prática de exercícios físicos na vida da pessoa contribui para ter uma saúde mental em dia. 

A prática de atividades físicas melhora o bem-estar, deixando a depressão de lado, já que ela libera a serotonina e B-endorfinas. 

Desse modo, se torna relativamente acessível e barato, apresentando pela maior parte do público um lado positivo contra a depressão. 

Por isso, não deixe de praticar atividades físicas para melhorar a saúde mental. 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS