O Boxe é um esporte apreciado pelo mundo inteiro, além de ser exercício que beneficia o corpo todo e proporciona a boa forma. A luta é composta por dois lutadores que usam os punhos para o ataque e a defesa. Além disso, os treinos buscam trabalhar a resistência muscular e cardiorrespiratória.
Vale ressaltar que com apenas uma hora de treino é possível queimar 800 calorias, além de ser um ótimo método de aliviar o estresse e manter uma boa qualidade de vida.
Treino para lutar boxe
Treinar boxe ajuda a você ter uma boa forma e definir os músculos do seu corpo, já que o treinamento é puxado.
A aula pode começar com um aquecimento que pode ser feito com um alongamento para manter a flexibilidade durante a luta. Em média ele deve dura cerca de 5 a 10 minutos para obter bons resultados.
Após o aquecimento deve ser feito o condicionamento onde são feitos exercícios como pular corda, correr, abdominais e agachamentos.
O treino deve durar cerca e uma hora no mínimo, para que os tendões se soltem e lesões sejam evitadas.
- Treine a sua força:
Alguns exercícios de técnica servem para ensinar os alunos novos movimentos para ganharem mais força.
O boxeador deve ter treinos que estimulem os seus membros superiores para que os seus socos e golpes sejam potentes, bem como os membros inferiores que auxiliam nas passadas de deslocamento e ajudam a manter uma boa estabilidade do corpo durante o combate.
Além disso, é necessário que exercícios aeróbicos ou circuitos sejam feitos para garantir mais resistência e energia durante uma luta inteira. É nesse momento que o aluno pratica aquilo que aprendeu com as técnicas e resistência física para fortalecerem todos os músculos do corpo. São usados luvas, escudos alvo e até sacos pesados.
Não tenha medo de se machucar
Muitas pessoas possuem receio desse esporte, pois pensam que treinar boxe implica em apanhar e ter que bater em alguém. É lógico que existe o contato físico, porém, os treinos são feitos em sacos de pancadas parado, ou o aluno realiza as lutas com equipamentos de proteção. Logo, ninguém se machuca ou fere alguém.
Ao longo dos treinos o aluno vai avançando na técnica e garante novos desafios. Ele pode treinar com um adversário que reage aos seus golpes para que os dois aprendam como é uma luta na prática. Além disso, o tempo de ação do boxe determina quando deve atacar ou defender. É indicado treino para iniciantes de 2 a 3 vezes por semana.
Benefícios para o corpo
O boxe proporciona vários benefícios para a saúde do seu corpo, além de proporcionar alívio as tensões diárias.
- Promove a perda de peso: os movimentos e todo o preparo físico queimam muitas calorias e consequentemente, te ajuda a definir a cintura e perder peso.
- Melhora a sua postura: O boxe exige muito equilíbrio e uma boa postura para que os golpes saiam na maneira desejada.
- Define o abdômen: durante a luta a musculatura da barriga fica dura, o que ajuda fortalecer os músculos dessa região.
- Ombros e costas fortalecidos: exercícios com barra auxiliam a deixar os músculos superiores mais fortes.
- Aumento de condicionamento físico: quem possui problema com fadiga, o boxe aumenta a resistência física e cardiorrespiratória.
- Agilidade, flexibilidade e força: com o treinamento você consequentemente ganha mais agilidade nos movimentos, flexibilidade em suas performances e força nos seus punhos.
- Coordenação motora: o seu corpo reage bem mais rápido aos estímulos exteriores.
- Equilíbrio emocional: o boxe diminui os hormônios que causam o estresse e aumenta a endorfina no corpo, que é responsável pela sensação de felicidade. Além disso, a sua concentração, disciplina e aumento de confiança são umas das vantagens que esse exercício pode trazer.