HomeAcademiaOs benefícios de treinar boxe

Os benefícios de treinar boxe

O Boxe é um esporte apreciado pelo mundo inteiro, além de ser exercício que beneficia o corpo todo e proporciona a boa forma. A luta é composta por dois lutadores que usam os punhos para o ataque e a defesa. Além disso, os treinos buscam trabalhar a resistência muscular e cardiorrespiratória.

Vale ressaltar que com apenas uma hora de treino é possível queimar 800 calorias, além de ser um ótimo método de aliviar o estresse e manter uma boa qualidade de vida.

Treino para lutar boxe

Treinar boxe ajuda a você ter uma boa forma e definir os músculos do seu corpo, já que o treinamento é puxado.

A aula pode começar com um aquecimento que pode ser feito com um alongamento para manter a flexibilidade durante a luta. Em média ele deve dura cerca de 5 a 10 minutos para obter bons resultados.

Após o aquecimento deve ser feito o condicionamento onde são feitos exercícios como pular corda, correr, abdominais e agachamentos.

O treino deve durar cerca e uma hora no mínimo, para que os tendões se soltem e lesões sejam evitadas.

  • Treine a sua força:

Alguns exercícios de técnica servem para ensinar os alunos novos movimentos para ganharem mais força.

O boxeador deve ter treinos que estimulem os seus membros superiores para que os seus socos e golpes sejam potentes, bem como os membros inferiores que auxiliam nas passadas de deslocamento e ajudam a manter uma boa estabilidade do corpo durante o combate.

Além disso, é necessário que exercícios aeróbicos ou circuitos sejam feitos para garantir mais resistência e energia durante uma luta inteira. É nesse momento que o aluno pratica aquilo que aprendeu com as técnicas e resistência física para fortalecerem todos os músculos do corpo. São usados luvas, escudos alvo e até sacos pesados.

Não tenha medo de se machucar

Muitas pessoas possuem receio desse esporte, pois pensam que treinar boxe implica em apanhar e ter que bater em alguém. É lógico que existe o contato físico, porém, os treinos são feitos em sacos de pancadas parado, ou o aluno realiza as lutas com equipamentos de proteção. Logo, ninguém se machuca ou fere alguém.

Ao longo dos treinos o aluno vai avançando na técnica e garante novos desafios. Ele pode treinar com um adversário que reage aos seus golpes para que os dois aprendam como é uma luta na prática. Além disso, o tempo de ação do boxe determina quando deve atacar ou defender. É indicado treino para iniciantes de 2 a 3 vezes por semana.

Benefícios para o corpo

O boxe proporciona vários benefícios para a saúde do seu corpo, além de proporcionar alívio as tensões diárias.

  • Promove a perda de peso: os movimentos e todo o preparo físico queimam muitas calorias e consequentemente, te ajuda a definir a cintura e perder peso.
  • Melhora a sua postura: O boxe exige muito equilíbrio e uma boa postura para que os golpes saiam na maneira desejada.
  • Define o abdômen: durante a luta a musculatura da barriga fica dura, o que ajuda fortalecer os músculos dessa região.
  • Ombros e costas fortalecidos: exercícios com barra auxiliam a deixar os músculos superiores mais fortes.
  • Aumento de condicionamento físico: quem possui problema com fadiga, o boxe aumenta a resistência física e cardiorrespiratória.
  • Agilidade, flexibilidade e força: com o treinamento você consequentemente ganha mais agilidade nos movimentos, flexibilidade em suas performances e força nos seus punhos.
  • Coordenação motora: o seu corpo reage bem mais rápido aos estímulos exteriores.
  • Equilíbrio emocional: o boxe diminui os hormônios que causam o estresse e aumenta a endorfina no corpo, que é responsável pela sensação de felicidade. Além disso, a sua concentração, disciplina e aumento de confiança são umas das vantagens que esse exercício pode trazer.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS