HomeAeróbicaOs benefícios da corrida para o cérebro

Os benefícios da corrida para o cérebro

Que a corrida é o exercício mais democrático e praticado em todo o mundo, muitas pessoas já descobriram. Mas você conhece os benefícios da corrida para o cérebro?

Embora esses benefícios sejam menos falados em detrimento aos inúmeros benefícios proporcionados ao corpo pela corrida, eles são bastante importantes e estão sendo cada vez mais pesquisados por especialistas em atividades físicas.

Como a corrida traz benefícios para o cérebro?

Um dos principais motivos que colaboram para esses benefícios, sem dúvida é o aumento significativo da oxigenação do corpo e do cérebro. O oxigênio é fundamental para a melhoria de vida e condições de saúde em geral do corpo, sem respiração não há vida.

Como a corrida funciona como um excelente potencializador da oxigenação, ela é uma das responsáveis pelos benefícios desse exercício físico à saúde cerebral.

Saiba de todos os benefícios proporcionados ao cérebro pelas corridas realizadas de forma frequente:

  • Aumenta a quantidade de neurônios

Os neurônios são responsáveis pela inteligência e pela memória, mas a quantidade de neurônios costuma se perder ao longo da vida.

Exatamente pelo aumento da oxigenação no cérebro, a corrida pode proporcionar o desenvolvimento dos neurônios, que são fundamentais para uma boa qualidade de vida, especialmente na fase de envelhecimento.

  • Combate a demência vascular

A demência vascular é provocada pela falta de oxigenação e redução da circulação sanguínea cerebral, que costuma ir ocorrendo aos poucos ao longo da vida, mas se acentua durante a fase de envelhecimento.

Praticar corrida em qualquer idade aumenta significativamente a capacidade cardiorrespiratória e contribui para combater e prevenir a demência vascular, garantindo melhor qualidade de vida a longo prazo para quem pratica esse tipo de atividade física.

  • Acalma

A prática constante de corrida proporciona alívio dos sintomas de stress, ansiedade de depressão e a saúde cerebral tem toda relação com uma vida emocional mais cuidadosa e saudável.

Esse é um dos motivos pelos quais a corrida é mais procurada no universo das atividades físicas, já que a liberação de endorfina pelo cérebro é altamente impulsionada pela prática dessa atividade física.

  • Auxilia na memória e no foco

Correr auxilia na concentração perdida pelo stress e rotina desgastante do dia a dia, já que exige que o praticante encontre um tempo para se cuidar e praticar atividades físicas.

Correr auxilia muito na memória e manutenção do foco nas atividades como trabalho e vida familiar e esse é um importante benefício da corrida para o cérebro!

  • Dá a sensação de mente limpa

Essa sensação é provocada tanto pela atividade física intensa que permite a liberação de endorfina, quanto pela quebra de rotina e stress proporcionada pela corrida.

Praticar corrida de forma frequente possibilita que as pessoas mantenham a sensação de limpeza mental típicas de viagens de férias e outras situações que proporcionam imenso prazer e desacanso.

  • Capacidade de conquistar objetivos

Como a corrida funciona através do cumprimento de pequenas metas. Primeiro é necessário aprender a respirar adequadamente e depois, aos poucos o praticante vai ganhando confiança e consegue alcançar metas de tempo e distância cada vez mais difíceis.

Esse fator costuma ser transportado para outros setores da vida, já que o praticante de corridas costuma se sentir mais confiante e seguro em outras esferas a partir dos desafios impostos pela corrida.

Como você viu, correr pode fazer um bem imenso ao corpo, mas também ao cérebro de quem pratica essa atividade física. Se você quer correr de forma orientada por um excelente profissional, uma dica é procurar a Academia Pratique Fitness.

Além dos melhores educadores físicos, na Pratique Fitness você pode realizar atividades preparatórias para a corrida, como musculação para as pernas!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS