A obesidade é hoje um caso sério de saúde pública que vem sendo tratado com grande importância, principalmente entre adultos e idosos.
Independente da faixa etária, uma coisa é certa: evitar a obesidade é extremamente importante para a prevenção de doenças e para trazer uma melhor qualidade de vida.
Por isso, esse artigo tem como objetivo falar sobre a obesidade e a academia, pontuando os principais benefícios de se fazer atividade física para perder peso.
Obesidade e a academia: dever com a saúde
Um dos principais fatores para o aumento de gordura corporal é a diminuição do metabolismo, causada pela perda da massa muscular.
Com o passar do tempo, o envelhecimento e a falta de atividades físicas faz com que os músculos diminuem, por isso a musculação se torna uma atividade tão importante.
Para pessoas que sofrem com o excesso de sobrepeso ou obesidade, a musculação é uma atividade fundamental, pois enrijece as articulações e músculos, possibilitando que eles façam outros tipos de exercícios, como as atividades aeróbicas.
Principais benefícios
Veja a seguir alguns dos principais benefícios que a academia faz com pessoas que sofrem com a obesidade:
- Controle da pressão sanguínea
A prática de atividades proporciona uma melhora na circulação e na quantidade dos vasos sanguíneos.
Além disso, os diversos exercícios físicos auxiliam no controle da pressão, tanto alta quanto baixa.
- Fortalecimento da função cardiorrespiratória
Os exercícios fortalecem em grande parte o coração e o pulmão do indivíduo. Para quem sofre de obesidade, isso é muito importante já que a doença prejudica bastante essas duas áreas do corpo.
- Desenvolvimento da musculatura
As atividades aumentam consideravelmente o padrão metabólico e facilita a resposta termogênica dos alimentos ingeridos. Há portanto uma clara mudança visual na estrutura muscular do indivíduo que começa a praticar exercícios na academia.
- Fortalecimento da estrutura óssea
Além da tonificação muscular, as atividades também auxiliam no fortalecimento dos ossos, diminuindo as chances de uma lesão e evitando doenças, como a osteoporose.
- Aceleramento do metabolismo
Para quem sofre de obesidade, perder peso é uma questão de saúde. Por isso que o aumento do metabolismo causado pelas atividades físicas é um dos maiores benefícios, pois faz com que o corpo trabalhe de forma eficiente, gastando menos energia e calorias.
- Diminuição do estresse
A prática de exercícios libera a serotonina, conhecida como o “hormônio do prazer”, deixando o indivíduo mais feliz consigo mesmo e aumentando sua autoconfiança.
- Aumento de flexibilidade
Alguns exercícios realizados na academia também melhoram as habilidades de flexibilidade.
Uma série de atividades que consiga alcançar toda a complexidade de movimentos pode ser extremamente importante para quem sofre de obesidade e quer alongar o seu corpo.
A busca pela saúde
Como vimos no artigo acima, são vários os benefícios que pessoas obesas irão encontrar na academia. Isso vai muito além de obter um corpo esteticamente bonito ou o ganho de músculos para impressionar as pessoas.
A obesidade é uma doença grave e que infelizmente ataca milhares de pessoas pelo mundo todo. Ir para a academia e procurar mudar de vida é garantir um futuro mais saudável e uma qualidade de vida duradoura e prazerosa.
É fundamental que os frequentadores das academias possuam uma base com profissionais dedicados e competentes para que a experiência seja a melhor possível.
E então? Gostou de conhecer mais sobre a obesidade e a academia, além dos diversos benefícios que a prática de atividades físicas podem causar? Então não deixe de compartilhar esse conteúdo para que mais pessoas se informem sobre esse assunto.