O que é exame de bioimpedância e por que você deve fazer?

4
93250

Em busca de uma vida saudável e maior satisfação estética, a maioria das pessoas se concentram nos resultados da balança. No entanto, já se sabe atualmente que esse não é dos critérios mais confiáveis para basear um programa de exercícios, uma dieta ou outros procedimentos relacionados ao corpo.

Para superar essa limitação, temos outras possibilidades, como o IMC (Índice de Massa Corporal) e o adipômetro. No entanto, nenhum desses métodos são apurados e completos o suficiente para que a pessoa tenha informações precisas sobre a sua composição corporal.

A boa notícia é que existe uma solução para essa situação: o exame de bioimpedância.

O que é exame de bioimpedância?

O exame de bioimpedância é um procedimento que mede a composição corporal através da aplicação de uma suave e indolor corrente elétrica no copo. A corrente circula livremente pelo líquido do tecido muscular, mas encontra resistência do tecido adiposo, que é a gordura. A partir disso, é possível calcular o índice de gordura, massa magra e vários outros componentes corporais. O procedimento pode ser realizado através de eletrodos ou de uma balança específica para esse exame.

O que ele mede?

Os elementos que um exame de bioimpedância é capaz de medir costumam variar um pouco de acordo com o lugar que oferece o procedimento. Mas, os principais são:

– Peso corporal;

– IMC;

– Gordura corporal total;

– Quantidade de massa magra;

– Quantidade de água no corpo;

– Taxa de metabolismo basal;

– Relação cintura-quadril;

– Impedância de cada segmento corporal.

Por que eu devo fazer esse exame?

Como você já deve saber, cerca de 60% do corpo humano é composto por água e ela é um condutor elétrico. Sendo assim, a precisão oferecida pelo exame de bioimpedância se aproveita da própria composição corporal.

Além da precisão, os elementos que o exame identifica podem auxiliar a direcionar melhor nas dietas, exercícios e até sinalizar questões de saúde. A medição da quantidade de água, por exemplo, pode revelar a necessidade de maior hidratação, e isso interfere em várias questões de saúde e de estética.

São detalhes importantes que fazem muita diferença, mas nem sempre estão evidentes sem uma investigação adequada. Portanto, se você quer ter uma visão realista de como está a sua saúde através da sua composição corporal e direcionar melhor suas ações em relação a ela e ao seu objetivo estético, deve fazer o exame de bioimpedância.

Todo mundo pode fazer o exame de bioimpedância?

Por se tratar de um procedimento que envolve a aplicação de uma corrente elétrica no corpo, ainda que leve, o exame de bioimpedância não é adequado para pessoas que possuam algum tipo de metal no corpo, tais como marca-passo, pinos e próteses. As grávidas também não devem realizar o procedimento.

Como se preparar para o exame?

O exame é simples, indolor e os resultados são excepcionais, mas, exige o seguinte preparo:

– Não se deve consumir bebidas alcoólicas por 48 horas antes do exame, pois afeta a integridade dos resultados;

– No dia anterior não faça atividade física intensa e não utilize saunas;

– Evite alimentos ricos em cafeína, bebidas diuréticas e outras coisas que possam reduzir a água do seu corpo;

– Durante as 4 horas que antecedem o exame, deve-se fazer jejum;

– Deve-se ir ao banheiro cerca de 30 minutos antes do exame;

– Não é interessante fazer esse exame durante a menstruação, afinal, nessa época a retenção de líquidos está em alta e poderá interferir no resultado;

– Evite utilizar qualquer objeto metálico no dia em que for realizar o exame, principalmente aqueles que não ficam visíveis e você poderia acabar esquecendo de tirar, como grampos de cabelo.

É isso! Agora que você já sabe o que é exame de bioimpedância, que tal conhecer o exame de bioimpedância da Pratique Fitness? Entre em contato e vamos conversar sobre o assunto. Você também já poderá agendar seu exame.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here