HomeNataçãoNatação Bebê – Saúde desde cedo

Natação Bebê – Saúde desde cedo

Ensinar seu bebê a nadar pode ajudá-lo a superar o medo inicial da água e proporcionar a você uma ótima desculpa para se divertir e se exercitar ao mesmo tempo, além de obter lindas fotos. Conheça a natação bebe.

Os bebês fazem uma transição fácil de seus primeiros reflexos de natação para movimentos conscientes. A natação mostra à criança como encontrar sua flutuabilidade na água com o mínimo de apoio.

A ênfase está em incentivar o movimento livre na água, que é propício para a natação bebe em um momento em que ele está fisicamente e emocionalmente pronto.

No entanto, não é apenas um caso de brincar na água; é uma progressão cuidadosamente projetada em habilidades adquiridas por muitos anos de experiência, sendo, aqui, essencial ter acompanhamento de um especialista.

Saiba mais sobre a natação bebe

Recentemente, pesquisadores da Noruega e da Grã-Bretanha descobriram que as crianças que haviam feito aulas de natação bebe se saíam melhor em testes que envolviam tanto o alcance quanto o equilíbrio, em comparação com crianças que não tinham experiência em nadar desde cedo.

Isso ajuda o progresso físico deles mais tarde na vida, além de fornecer a eles algumas habilidades sociais essenciais.

– Todos os bebês têm reflexos primitivos e posturais, um dos quais é o Reflexo de Mergulho Mamífero, que é forte entre 0-6 meses.

– O Reflexo de Mergulho Mamífero é mais bem desenvolvido em bebês e é gradualmente diminuído com a idade.

– Ele permite que elas respirem naturalmente quando submersos, e isso pode ser visto claramente quando você mergulha seu bebê na água durante uma aula de natação ou na piscina da família.

– Quando o rosto do bebê entra na água cobrindo a área da testa e do nariz, o corpo redistribui automaticamente o fluxo sanguíneo, garantindo que os órgãos “chave”, como o cérebro e o coração, recebam um suprimento constante de oxigênio.

– Esse reflexo é perfeitamente natural e vai embora por volta dos oito meses de idade. Gradualmente, esse reflexo se transforma na “Resposta de Mergulho”, que continua na idade adulta.

  • Como seu bebê só fica submerso por alguns segundos durante uma aula, ele aprende a nadar.
  • As aulas de natação garantirão que ele se sinta confortável ​​com esse reflexo e se torne mais feliz e confiante na água.

Benefícios da natação bebe

Com a natação bebe, as habilidades motoras brutas e finas são fortalecidas e a coordenação e o equilíbrio são aprimorados pela entrada na água cedo.

– Por esta razão, quanto mais jovem o seu filho começar suas aulas de natação bebe, mais fácil será a transição para desfrutar da água.

– Um bebê que está acostumado a ficar parado pode se mover de forma independente na piscina à medida que aprende equilíbrio e coordenação.

– O movimento e a sensação da água lhes dá uma consciência de si que, de outra forma, não seria obtida em uma idade tão jovem, e os prepara para a vida.

Além disso, experiências precoces na água permitem que os pequenos desenvolvam melhor suas habilidades psicomotoras, porque na água eles podem se mover com mais liberdade e começar a entender conceitos de distância e movimento.

Seu sistema cardiorrespiratório também é fortalecido à medida que o bebê exercita seu coração e pulmões.

No geral, uma criança que começa as aulas cedo é muito mais relaxada e feliz na água, o que é vital para seu desenvolvimento posterior.

Aposte na natação bebe para dar a seu filho a chance de se desenvolver com saúde e bem estar logo cedo, melhorando com o tempo suas habilidades de coordenação e equilíbrio!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS