Hoje em dia, os jovens estão procurando cada vez mais as academias com o intuito de adquirir um corpo forte e atlético. Surge então o questionamento dos pais se isso é saudável. Confira os mitos sobre a musculação na adolescência.
Entre as dúvidas mais frequentes dos pais de quem se pratica essa atividade física, estão o crescimento e desenvolvimento do corpo com sobrecarga de pesos, riscos altos de lesões e uso de suplementos alimentares.
É comum os pais se preocuparem com os filhos, ainda mais nessa idade. Por isso é sempre recomendado que procure um médico antes de qualquer atividade física, ele poderá esclarecer melhor os mitos sobre a musculação na adolescência e recomendar os melhores exercícios para seu filho.
Principais mitos sobre a musculação na adolescência:
- Adolescente não pode malhar: MITO! Por muitos anos, os pediatras se recusaram a liberar seus pacientes para praticar esportes na juventude.
A resistência era ainda maior quando se falava em treinos de força, que envolvia pesos, aparelhos e barras.
Mas hoje em dia, é notório os benefícios que a musculação pode trazer na vida dos jovens, assim como as atividades aeróbicas, a musculação é indicada para livrar os jovens do sedentarismo, fortalecer a densidade óssea, melhorar a autoestima e estimular a qualidade de vida;
- Adolescente não pode malhar como um adulto: VERDADE! Como o adolescente ainda não possui uma musculatura completamente formada, ele não pode realizar um treino na mesma intensidade de um adulto.
Por isso, o indicado é sempre procurar por uma academia com boa estrutura e com os profissionais de educação física qualificados para acompanhar o treino de musculação de um jovem.
Exercícios executados de maneira errada, podem gerar lesões musculares e até mesmo ortopédicas, ambas são difíceis de recuperação, e podem se estender para o resto da vida.
É importante respeitar a carga e os dias de treino que foram instruídos pelo profissional, pois eles sabem o que é melhor para você;
- O treino para adolescentes deve ser mais tranquilo: VERDADE! Todo treino montado para um adolescente deve ser gradativo e com mais variações.
Os pesos utilizados para execução dos exercícios devem ser mais amenos, nunca igual os usados por um adulto nos treinos. O ideal é que os profissionais façam uma ficha de treino mesclando treinos de força, velocidade, flexibilidade e potência. Isso estimula outras capacidades físicas do adolescente;
- Há uma hora certa para começar a musculação: VERDADE! Sempre existe a hora certa para praticar esportes na juventude. O mais recomendado é após os 16 anos, mas existem academias que liberam a musculação para jovens a partir dos 13 anos de idade.
O que se deve levar em consideração é a sua maturidade física, a idade não faz muita diferença, desde que o jovem esteja bem desenvolvido. Nas meninas é possível alcançar a maturidade física após a primeira menstruação, chamada menarca.
A partir daí o corpo da adolescente se desenvolve rápido e ela está apta para começar praticar musculação.
Benefícios:
São muitos os benefícios na saúde de quem decide praticar esportes na juventude. Esclarecidos os mitos sobre a musculação na adolescência, veja quais outras vantagens que essa atividade física pode trazer:
- Evita futuros problemas de coluna;
- Trata causas de obesidade e gordura corporal;
- Tonifica os músculos;
- Combate e evita problemas emocionais como: estresse, ansiedade, síndrome do pânico e depressão;
- Aumenta a densidade óssea;
- Diminui os riscos de riscos de ter diabetes;
- Melhora o condicionamento físico e respiratório.
Antes de procurar por alguma atividade física para seu filho, é importante ler sobre os mitos sobre a musculação na adolescência, assim você garante que seu filho esteja praticando o melhor esporte para sua idade.